quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mercosul e UE retomam negociações em meio a tensão comercial


O Mercosul e a União Europeia (UE) retomaram nesta terça-feira as discussões para um acordo de associação política e comercial em meio a críticas por supostas barreiras argentinas à importação de alimentos.

Funcionários técnicos dos dois blocos voltaram hoje a se sentar em uma mesa de negociações após seis anos de intervalo e depois de, em maio passado, os 27 países-membros da UE e o bloco sul-americano - formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - selarem em Madri um pacto político para relançar o diálogo iniciado em 1999

O ritmo do primeiro dia da nova rodada de negociações, que culminará na próxima sexta-feira, esteve marcado pela Copa do Mundo, paixão das nações de ambas as regiões.

Fontes dos dois blocos consultadas pela Agência Efe indicaram que as partes serão cautelosas com as informações a serem divulgadas à imprensa a respeito da evolução das negociações.

"A ordem é não vazar nada (à imprensa) porque esta será uma negociação difícil e longa", se escusou um porta-voz da diplomacia argentina.

Os negociadores não quiseram falar com a imprensa sobre as novas reivindicações europeias à Argentina, país a cargo da Presidência rotativa do Mercosul, por supostas barreiras comerciais às importações de alimentos de fora do país. Mas o Governo argentino afirma não ter aplicado tais restrições.

A Comissão Europeia (CE) pediu hoje novamente à Argentina que suspenda os supostos entraves e advertiu ao país que, caso contrário, as conversas com o Mercosul "serão afetadas".

A Argentina não aplicou nenhuma medida formal para frear a entrada de produtos estrangeiros, mas alguns importadores se queixaram de pressões e atrasos burocráticos nas tramitações alfandegárias.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger