sábado, 12 de junho de 2010

Sanções ao Irã afetam venda de mísseis S-300, diz Rússia


A entrega de mísseis terra-ar S-300 ao Irã, conforme previsto em um contrato com a Rússia, violaria as novas sanções da ONU ao país, disse uma autoridade do Kremlin sob condição de anonimato na sexta-feira, sinalizando uma mudança no tom da Rússia em relação à República Islâmica.

Antes, Moscou insistia no seu direito de entregar os mísseis ao Irã, apesar da forte oposição dos EUA e Israel.

"O fornecimento dos S-300 ao Irã se enquadra nas sanções da ONU", disse uma fonte do Kremlin, pedindo anonimato.

O comentário foi feito após dois dias de sinais conflitantes da Rússia sobre como as sanções, aprovadas na quarta-feira (9) no Conselho de Segurança, afetariam esse contrato.

Andrei Nesterenko, porta-voz da chancelaria russa, disse na quinta-feira (10) que o míssil S-300, capaz de abater aviões e mísseis, não estava na lista de armas proibidas.

Mas diplomatas do Conselho de Segurança disseram que a resolução prevê "vigilância e comedimento" por parte dos governos na venda de armas ao Irã.

Barganha
Moscou tem usado o contrato militar, revelado inicialmente pelo Irã no final de 2007, como peça de barganha na sua diplomacia com Teerã e o Ocidente na disputa envolvendo o programa nuclear iraniano.

Os EUA e seus aliados acusam o Irã de desenvolver secretamente armas nucleares, o que Teerã nega.

A Rússia tem fortes ligações econômicas com a República Islâmica, para quem está construindo uma usina nuclear. Os governos da Rússia e da China, que têm poder de veto no Conselho de Segurança, se empenharam para atenuar as sanções, impedindo que elas impusessem restrições ao setor energético iraniano.

Mas, ao mesmo tempo, a Rússia se mostra incomodada com o sigilo que cerca o programa iraniano de enriquecimento de urânio e pela sua recusa em aceitar propostas destinadas a atenuar as preocupações com o seu programa nuclear.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger