segunda-feira, 14 de junho de 2010

Força do euro ocultou problemas fiscais, diz Van Rompuy


A força do euro escondeu dos países da zona da moeda única os problemas fiscais subjacentes, segundo o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Em entrevista publicada hoje pelo "Financial Times", o político belga critica ao mesmo tempo os mercados financeiros por sua reação, que considera excessiva às dificuldades econômicas atuais e por guiar-se por "rumores e preconceitos".

"Os mercados se mostraram excessivamente indulgentes na primeira década, mas agora a maior parte do tempo reagem de modo excessivo aos mínimos incidentes", critica Van Rompuy.

"O erro não ocorreu este ano. O erro aconteceu nos 11 primeiros anos da história do euro", assinala o presidente europeu.

"O euro se transformou em uma moeda forte com muito pequenos diferenciais das taxas de juros (nos bônus do Tesouro). Foi como um sonífero, como uma droga. Não percebemos os problemas subjacentes", explica Van Rompuy.

Segundo ele, o bloco de 16 países que integram a zona do euro estiveram a ponto de ruptura no mês passado, algo que teria originado uma crise mundial.

Agora, no entanto, os dirigentes europeus compreenderam que a única forma de avançar é aplicar reformas econômicas que serão politicamente impopulares, mas são necessárias, como a flexibilização dos mercados trabalhistas e o atraso da idade de aposentadoria.

Van Rompuy presidirá na próxima quinta-feira em Bruxelas uma cúpula de chefes de Estado e do governo da União Europeia que deve aprovar um programa de reforma econômica para os próximos dez anos.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger