quarta-feira, 30 de junho de 2010

Novo comandante diz que há 'avanços' no Afeganistão, mas prevê 'duros combates'


O general David Petraeus, nomeado pelo presidente americano, Barack Obama, comandante das tropas internacionais no Afeganistão, tentou, nesta terça-feira, tranquilizar um Congresso ansioso de que as tropas lideradas pela Otan façam progressos no país asiático, em meio ao desgastado apoio público a uma guerra que já dura nove anos.

Começam a ser vistos "avanços em certos âmbitos" no Afeganistão, disse aos senadores Petraeus, o oficial mais reverenciado das Forças Armadas americanas e futuro chefe da Aliança Internacional (Isaf) naquele país, sem deixar de prever, entretanto, "duros combates" e um aumento da violência.

"Constatamos avanços em certos âmbitos, em meio ao difícil combate no Afeganistão", declarou Petraeus durante audiência no Congresso americano.

As forças da Otan "realizaram avanços em vários lugares" este ano, especialmente na província de Helmand, sul do Afeganistão, afirmou.

No entanto, advertiu, "os duros combates vão continuar" e "podem se intensificar nos próximos meses", quando as tropas internacionais aumentarem a pressão sobre os insurgentes talibãs.

Afirmou também que buscará uma "unidade de esforços" entre civis e militares no Afeganistão, cujas relações sofrem com recorrentes tensões.

Diante da preocupação dos congressistas quanto às tensas relações entre líderes civis e militares, Petraeus prometeu trabalhar perto de seus colegas civis e também prometeu rever regras questionadas quanto à restrição do uso do poder de fogo pelas tropas.

Enquanto cai o apoio popular à guerra, Barack Obama indicou Petraeus para assumir o comando em Cabul, depois da saída dramática de cena do general Stanley McChrystal, na semana passada.

Petraeus assumirá o comando das tropas no Afeganistão em substituição a McChrystal, que precisou renunciar após polêmicas declarações sobre o executivo americano.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger