sábado, 12 de junho de 2010

Abbas diz que não vai declarar Estado palestino unilateralmente


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, assegurou hoje em Madri que não vai declarar a criação de um Estado palestino de forma unilateral, no prazo de um ano, caso não haja avanços nas negociações de paz com Israel.

"Não podemos declarar unilateralmente o Estado palestino independente", afirmou Abbas em entrevista coletiva conjunta com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, após a reunião entre ambos.

Abbas ressaltou que não se pode declarar unilateralmente um Estado palestino mesmo sem progressos nas conversas de paz com Israel ou no processo de reconciliação com o movimento Hamas (que controla a Faixa de Gaza) "porque estamos comprometidos com acordos assinados por nós e pelos israelenses".

"Esses acordos dizem que nenhum lado pode realizar qualquer ato de forma unilateral que possa repercutir no resultado das negociações de paz", explicou Abbas.

O líder palestino reiterou o compromisso da ANP com esses acordos e pediu para que Israel siga esse mesmo caminho a fim de evitar "um ato unilateral que repercuta no resultado da fase final" do processo de paz.

Abbas deu essas declarações depois de se reunir nesta sexta-feira com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o rei Abdullah da Jordânia, dentro de uma série de contatos dos Estados Unidos para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio.

Na quinta-feira passada, o presidente da ANP, que se reuniu um dia antes com o presidente dos EUA, Barack Obama, considerou que a falta de progressos está "erodindo" a possibilidade da solução dos dois Estados - Palestina e Israel - proposta pelo Mapa de Caminho do Quarteto para Oriente Médio (EUA, União Europeia, Rússia e ONU).

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger