segunda-feira, 14 de junho de 2010

Navio iraniano com ajuda humanitária para Gaza já está a caminho


O Irã está enviando navios com ajuda para Gaza, que sofre um bloqueio do governo de Israel, informou a rádio estatal nesta segunda-feira. O envio das embarcações deve ser considerado provocativo por Israel, que acusa Teerã de armar o grupo islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza.

Um navio deixou o porto no domingo (13) e outro partirá até sexta-feira (18) carregado de alimentos, materiais de construção e brinquedos, segundo informações divulgadas pela rádio. "Até o fim do bloqueio (israelense) a Gaza, o Irã vai continuar a embarcar ajuda", disse um porta-voz da Sociedade Iraniana para a Defesa dos Palestinos.

O Irã já enviou ajuda a Gaza no passado, por meio do Egito. Não estava claro se essa nova ajuda usará o Egito como meio de chegar à região ou se tentará ir diretamente a Gaza.

A decisão iraniana de enviar navios com ajuda humanitária foi tomada depois do ataque de forças de elite israelenses contra uma frota similar enviada por organizações turcas, resultando na morte de nove ativistas turcos.

O ataque, ocorrido há duas semanas, despertou uma onda de indignação em todo o mundo e foi condenado pela ONU e pela União Europeia, que exigiram de Israel uma investigação independente.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, que se opõe frontalmente ao fim do bloqueio à faixa de Gaza, ressaltou que seu país nunca permitirá que o território palestino se transforme em um "porto iraniano".

O Crescente Vermelho iraniano já tentou enviar um navio com ajuda humanitária a Gaza em 2008, mas a Marinha israelense impediu que chegasse a seu destino.

Fonte:Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger