domingo, 27 de junho de 2010

CIA diz que Irã tem urânio para fabricar 2 bombas nucleares


O diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon Panetta, afirmou neste domingo que o Irã provavelmente possui urânio suficiente, de baixo enriquecimento, para fabricar duas bombas nucleares, mas que precisaria de dois anos para pô-las em operação.

"Pensamos que eles têm atualmente urânio suficiente de baixo enriquecimento para duas armas", assinalou Panetta em entrevista concedida ao programa "This Week", do canal "ABC".

"Eles têm que enriquecê-lo completamente para chegar a esse ponto, e nós calculamos que, se decidirem fazê-lo, precisariam provavelmente de um ano e provavelmente outro ano para desenvolver um sistema operacional para tornar seus planos viáveis", continuou.

Panetta também se referiu às diferentes percepções que EUA e Israel têm sobre as intenções nucleares do Irã.

"Acho que eles pensam mais decididamente que o Irã já tomou a decisão de proceder com a bomba", comentou.

Questionado sobre a possibilidade de que Israel ataque as instalações nucleares do Irã em um prazo de dois anos, o tempo calculado pelos EUA necessário para fabricar as duas armas, o diretor da CIA afirmou que dará a Washington margem para a diplomacia.

Fonte: EFE

Nota do Blog: A questão nuclear iraniana exige muita atenção, pois o urânio que o Irã possui é enriquecido á 20%, enquanto para aplicação militar é necessário enriquecer este á mais de 90%. Embora o Irã possua uma considerável quantidade de urânio á 20% eles não possuem tecnologia para chegar aos 90% ainda e estimasse que isso demandaria ao menos dois anos para se obter tal capacidade.
Share this article :

1 comentários:

  1. Começou a o terrorismo de estado norte-americano. Não vamos esquecer do Iraque, pois a mesma agencia(CIA) afirmava na existência de armas de destruição em massa no Iraque. Esses viciados em petróleo fazem de tudo para obte-lo.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger