segunda-feira, 28 de junho de 2010

Obama assegura que EUA não abandonarão Afeganistão de modo repentino


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou neste domingo que as tropas americanas não abandonarão o Afeganistão de maneira repentina, apesar do apoio dos países mais industrilizados para pôr fim à guerra em um prazo de cinco anos.

Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, principais países ricos e emergentes) em Toronto (Canadá), o presidente americano reiterou seu compromisso com sua política de começar a retirada em julho do ano que vem, embora sem uma data concreta para terminá-la.

"Os EUA mantêm um interesse nacional vital em que o Afeganistão não seja usado como uma base para lançar atentados terroristas", insistiu o presidente americano, que reiterou que o objetivo é garantir que o Afeganistão possa funcionar por si mesmo.

"Como no Iraque, a solução não pode ser unicamente militar, mas também deve ter uma parte política", apontou.

"Os EUA revisarão os progressos conseguidos no final do ano, quando a estratégia ordenada em novembro do ano passado e que reforçou a presença das tropas americanas com 30 mil homens, completará seu primeiro aniversário", disse Obama.

"Então, faremos mudanças no que virmos que não funcionou", afirmou.

"Em qualquer caso, os EUA não vão apagar as luzes e ir embora assim do Afeganistão", concluiu o presidente americano.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger