segunda-feira, 14 de junho de 2010

Voto na ONU compromete País de ter papel maior no CS


A atuação do Brasil na votação da Organização das Nações Unidas (ONU) que aprovou novas sanções para o Irã deteriorou a imagem do País no Conselho de Segurança e tornou praticamente inviável o sonho de conseguir uma vaga permanente no órgão decisório. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou com diplomatas do conselho, os mexicanos se beneficiaram da posição brasileira contrária aos interesses dos Estados Unidos e seus aliados.

A Rússia é um dos países mais irritados com os brasileiros. Os russos estão incomodados com a pretensão brasileira e turca de se envolver em questões internacionais. Sem o peso econômico da era soviética, os russos não querem mais rivais geopolíticos, além de EUA, China e União Europeia (UE).

"O Oriente Médio não tem a ver com o Brasil. Eles não conhecem bem o tema e entraram nesta discussão agora, enquanto França, Inglaterra e Alemanha há anos tentam negociar com os iranianos", disse um diplomata francês. Eles entendem a posição adotada pela Turquia, vizinha e com boas relações comerciais com o Irã, mas não a do Brasil.

Segundo um diplomata do alto escalão dos EUA na ONU, que pediu para não ser identificado, "um país (o Brasil) que aspira ter um papel de liderança global deveria defender o sistema internacional e suas regras, não quem as viola".

Fonte: Estadão
Share this article :

2 comentários:

  1. Então o Brasil esta correto, pois quem viola as leis internacionais são os EUA, principalmente quando invadiram o Iraque apesar de não ter o consentimento da ONU.

    ResponderExcluir
  2. A pluralidade de pensamento é importante. Porém, as alterações no CS só serão possíveis através do engamento dos demais países. Os paises que atualmente fazem parte, não abriram mão fácil do status quo. Desta forma,fica patente que CS não aceitaram nenhuma modificação. Se o país lá na frente será um dos menbros do conselho o tempo dirá.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger