segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gripen NG para o Brasil?


As coisas estão mudando no Planalto, o revés no conselho de segurança da ONU em relação ao apoio francês a posição brasileira contra as sanções ao Irã, pode determinar um novo rumo à escolha do novo vetor da FAB.

A posição de Brasilia agora deve recair sobre o suéco Gripen NG, apontado dentre os 3 finalistas como a melhor opção para o Brasil. Atendendo aos requerimentos da FAB e aos anseios da nossa industria.

Muitos dão como fechada a compra do Rafale o fato d eo Brasil ter feito um grande pacote com a França, onde esta envolvida a compra de helicopteros, submarinos convencionais e tecnologia do casco para nosso submarino nuclear, além de uma infraestrutura de suporte a tais navios. Mas como ficou claro com a escolha da parceria com a Italia em relação aos navios de superfície, onde optamos pela versão italiana das FREMM, os caças podem vir de outro fornecedor de tecnologia, e neste quesito o que melhor se enquadra neste perfil é a SAAB, empresa idônea com qual já realizamos programas de sucesso e cumpriu a risca tudo que era previsto no papel.

Hoje esta rolando a notícia de que o relatório a ser encaminhando para que Lula dê sua decisão ainda esta nas mãos do Ministério da Defesa, que embora tenha tido tanto tempo ainda não conseguiu conclui-lo. O que deixa claro uma das minhas visões do programa FX-2 até este momento, a decisão vai cair no colo do proximo governo, e diante de todos os fatos ocorridos ate aqui eu creio que a SAAB saia vitoriosa com seu Gripen NG.

Só para derrubar uma mentira que muitos dizem sobre o Gripen NG, pois seus críticos dizem que trata-se de uma gambiarra do modelo C/D, ou ainda que trata-se de um avião que só existe no papel. Mas o NG existe como sempre eu defendi nos fóruns e blogs que discutem o FX-2 na internet, e esta semana o amigo Galante editor do Poder Aereo pode ir a Suécia e tocar o tão criticado caça, que na minha concepção, deve ser novo futuro vetor.

Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil
Share this article :

1 comentários:

  1. Gripen NG Demo flies from its nest...

    http://www.gripen.com/en/MediaRelations/News/2010/gripen_ng_demo_flies_from_its_nest.htm

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger