sexta-feira, 11 de junho de 2010

A ONU e as questões do Oriente Médio


A ONU deu as costas ao acordo firmado com o Irã, demonstrando mais uma vez sua parcialidade e falta de empenho real na busca da paz e soluções reais a humanidade, aprovando novas sanções contra Teerã. Uma atitude controversa, uma vez que o tradado assinado entre Brasil-Turquia-Irã, foi o mesmo proposto pela ONU e AIEA para que não fosse lançada novas sanções contra o Irã por conta de seu programa nuclear.

O que ocorreu foi mais uma vez a demonstração americana de não se comprometer com as decisões globais quando estas não estão a favor de suas políticas, pois á principio o acordo visava justamente evitar as sanções caso o Irã aceitasse seus termos, o que já foi feito com a intenção de que o mesmo recusa-se, mas com a intermediação brasileira e turca houve o sucesso do acordo, o qual não era esperado pelo governo americano que procura mover todos sempre na sentido que bem entende, como demonstração da continuidade da política que os levou a invadir o Iraque mesmo contra a decisão da ONU em 2003, mudou-se o comandante mas continua a mesma doutrina, só que com nova roupagem.

Além de a assinatura do acordo Brasil-Turquia x Irã desfavorecer os interesses americanos, o programa nuclear do mesmo atinge diretamente aos interesses de Israel na região, pois o mesmo pretende manter-se como a unica potência nuclear na região.
Cabe a ONU fazer valer o que foi proposto no acordo que a mesma redigiu e o Itamaraty junto com a diplomacia turca conseguiram a aprovação iraniana, caso contrário a ONU será uma instituição sem qualquer força real, um mero fantoche.

A ONU e seus membros devem reavaliar os rumos que a organização tem tomado nas últimas décadas e dar poder real a tal instituição, pois na última década o que pudemos presenciar foi uma instituição que só tem servido aos interesses desse ou aquele Estado, deixando de lado sua principal missão e a justiça em suas ações e decisões.

Um exemplo que podemos citar aqui é a recente ação de Israel em águas internacionais, onde o seu ataque a um navio de ajuda humanitária destinada á Gaza mostrou sua total falta de respeito aos direitos humanos e principalmente sua política agressiva e de uso desproporcional de força, causando a morte de vários ativistas.

Essas reais necessidades de intervenção da ONU, seja na investigação de tal ação, ou mesmo na analise e discussão sobre a Causa Palestina, que se faz mais do que necessária e ao meu ver já passa da hora de se tomar uma atitude e interferir em tal ato desumano contra todo um povo, tem sido ignorados por seus signatários em prol de apoio aos interesses de um dos ainda gigantes do cenário geopolítico.

A cada dia o grupo de potências emergentes, dentre eles Brasil e Turquia, tem mostrado ao mundo que a multipolarização e o engajamento dos emergentes nas questões mundiais é um passo sem volta, além de a cada dia se mostrar mais atuante e decisivo nas políticas internacionais, faltando ao mesmo apenas um endurance para obter mais respaldo em suas atuações.

Angelo D. Nicolaci
editor GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger