domingo, 27 de junho de 2010

Projeto de monitoramento de fronteiras começa a avançar


No último dia 24, com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Comando do Exército assinou um contrato com a Atech Negócios em Tecnologias S.A., para o desenvolvimento do projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), que tem por objetivo garantir a soberania nacional nos 16.886 quilômetros da fronteira terrestre brasileira. Dentro da estrutura do Exército Brasileiro, o SISFRON está a cargo do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica (CComGEx), ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, em Brasília (DF), durante o Seminário de Defesa Cibernética. Em nota divulgada à imprensa, Jobim destacou a importância do SISFRON, referindo-se a ele como um programa da nação, não simplesmente setorial ou militar e que deverá gerar informações por meio de sensores em faixa de fronteira, dados estes que serão retransmitidos aos centros de comando.

O contrato assinado com a Atech Negócios em Tecnologias, empresas criada no final de 2009 a partir de cisão da Fundação Atech, envolve a elaboração do projeto básico do SISFRON, a um custo de R$ 17.200.079,00. O negócio foi fechado com dispensa de licitação, nos termos da lei, tendo em vista envolver “alta complexidade tecnológica e Defesa Nacional”. O processo de contratação, aliás, avançou com certa celeridade, uma vez que o edital para empresas interessadas em apresentar propostas foi publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de maio.

O grupo Atech acumula extensa experiência em matéria de integração de sistemas e redes, atuando nas mais variadas áreas, como Defesa, Tráfego Aéreo, Espacial, Segurança Píublica, Meio Ambiente, Energia, entre outros. No Brasil, a Atech foi a integradora do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), onde acumulou experiência na integração de hardwares e softwares de várias origens.

Durante a tradicional feira Eurosatory, que aconteceu em Paris, na França, este mês, o SISFRON foi assunto bastante comentado nos bastidores. A expectativa é que grandes empresas estrangeiras, em parceria com indústrias e grupos empresariais nacionais disputem negócios associados à fase posterior, para sua implementação, com fornecimento de sensores, redes, sistemas de comunicações, entre outros.

Nos bastidores, fala-se categoricamente que a criação de uma joint-venture entre a EADS D&S e o grupo brasileiro Odebrecht, anunciada em maio deste ano, teria como “alvo” principal o SISFRON. Inclusive, Louis Gallois, presidente mundial da EADS afirmou durante a ILA Berlin Air Show, na Alemanha, que a parceria com a Odebrecht envolvia sistemas para monitoramento de fronteiras (border surveillance).

Fonte: Tecnodefesa via Plano Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger