sexta-feira, 11 de junho de 2010

EUA CONSIDERAM ‘DECEPCIONANTE’ VOTO DO BRASIL SOBRE SANÇÕES AO IRÃ


Os Estados Unidos consideram “decepcionante” o voto contrário do Brasil e da Turquia no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer novas sanções contra o Irã, disse hoje o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

“Creio que os votos que vimos ontem são decepcionantes”, disse Gibbs durante coletiva de imprensa na Casa Branca.

“Temos, obviamente, uma aproximação diferente” à questão do programa nuclear iraniano, avaliou o porta-voz.

Os dois países foram os únicos a votarem contra a resolução da ONU que estipula, entre outros pontos, o bloqueio dos países-membros da entidade a acordos financeiros suspeitos e a inspeção de cargas e navios iranianos. Foram vencidos por 12 votos, com a abstenção do Líbano.

Em maio, o Irã firmou um pacto com o Brasil e a Turquia para a manipulação do urânio enriquecido de seu país, segundo o qual deveriam ser enviados 1.200 quilos da substância a outros países e, em troca, receber 120 quilos de combustível destinado para fins médicos depois de aproximadamente um ano.

Segundo Gibbs, o acordo firmado entre Brasília e Ancara com as autoridades de Teerã não representava “nenhum progresso no assunto de como [os iranianos] manipulam seu programa nuclear”.

Por sua parte, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Philip Crowley, disse que seu governo espera que, apesar do voto contrário, Brasil e Turquia implementem as sanções internacionais contra o Irã.

“Eles se comprometeram a fazê-lo [cumprir o acordo], e nós esperamos amplamente que esse seja o caso”, disse Crowley, que também afirmou “ter ouvido que ao menos um dos dois se comprometeu” a cumprir o que foi estabelecido pela reunião de ontem.

Fonte:ANSA via Plano Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger