domingo, 27 de junho de 2010

Notícias sobre o G8


Os líderes dos oito países mais industrializados advertiram neste sábado que a recuperação da economia ainda está "frágil" e que a crise econômica comprometeu os objetivos de desenvolvimento do milênio das Nações Unidas.

O G8 (grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) se reuniu na cidade de Huntsville, no Estado de Ontário, ontem e hoje. O grupo maior do G20 ( 20 países mais ricos do mundo) terá conferências no sábado e no domingo (27), em Toronto.


Diplomacia

O G8 encerrou neste sábado sua cúpula anual, no Canadá, com uma condenação à "falta de transparência" das atividades nucleares do Irã e ao ataque da Coreia do Norte ao navio sul-coreano.

A Coreia do Norte afundou a corveta sul-coreana Cheonan, em 26 de março, o que culminou na morte de 46 pessoas. Pyongyang nega a responsabilidade pelo incidente, apesar de uma investigação ter demonstrado o contrário.

Os líderes dos oito países mais industrializados também advertiram hoje que a recuperação da economia ainda está 'frágil' e que a crise econômica comprometeu os objetivos de desenvolvimento do milênio das Nações Unidas.


G8 saúda os esforços do Brasil e da Turquia em relação ao Irã

O G8 saudou neste sábado os esforços diplomáticos empreendidos por Brasil e Turquia junto ao Irã, mas denunciou a "falta de transparência" do programa nuclear iraniano.

"Saudamos e respeitamos os esforços diplomáticos, entre eles os realizados recentemente por Brasil e Turquia sobre a questão específica do reator de pesquisas de Teerã", diz o documento final da cúpula do G8 no Canadá.

Apesar disso, os líderes mundiais insistiram, no comunicado, em que o Irã se disponha a um "diálogo transparente" sobre suas atividades nucleares, e em obediência ao "estado de direito" e à "liberdade de expressão".

"Nosso objetivo é persuadir os dirigentes iranianos a se comprometerem num diálogo transparente sobre as atividades de seu país, dentro de um pleno respeito às obrigações internacionais", assinalaram os dirigentes de Estados Unidos, Rússia, Japão, Canadá, França, Grã-Bretanha, Itália e Alemanha.

Bloqueio á Gaza

O G8 também lamentou as mortes produzidas pelo ataque israelense contra a frota que levava ajuda humanitária a Gaza no dia 31 de maio e disse que o bloqueio atual do território "não é sustentável e deve ser modificado".

Em seu comunicado final, emitido após a Cúpula que o G8 realizou nos dois últimos dias na região canadense de Muskoka, ao norte de Toronto, o grupo também aplaudiu "a decisão do governo de Israel de estabelecer uma comissão pública e independente de investigação' sobre o ataque.

O G8 também elogiou o anúncio israelense "de uma nova política para Gaza como um desenvolvimento positivo".

"Pedimos a implementação total e efetiva desta política para responder às necessidades da população de Gaza de produtos humanitários e materiais de reconstrução civil e infraestrutura e de atividade econômica legal", explicaram.

Além disso, o grupo também reconheceu que as "preocupações legítimas de segurança de Israel devem seguir sendo protegidas" e solicitou a "libertação imediata" do soldado israelense Gilad Shalit que se encontra nas mãos do Hamas na Faixa de Gaza.


G20

As estratégias adotadas pelas economias europeias para enfrentar suas crises de deficit e dívida pública deverão dominar as discussões na reunião de cúpula do G20 que começa neste sábado em Toronto, no Canadá, e revelar uma divisão entre os países do grupo.

Enquanto muitos países europeus defendem as medidas de austeridade implementadas recentemente para colocar suas contas públicas em ordem, os Estados Unidos e outras economias, como o Brasil, já manifestaram preocupação de que a retirada muito rápida dos programas de estímulo possa colocar em risco a recuperação mundial.


Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger