terça-feira, 15 de junho de 2010

Suécia decide seguir em frente com caça Gripen NG, agora designado JAS-39E/F


Se a Saab vencer um ou mais competições que o caça vem participando – com o Brasil e a Suíça entre as mais próximas de serem decididas – isso poderá afetar o prazo de entrega das aeronaves que seriam destinadas para Suécia, agora identificadas pelos militares suecos como JAS 39E/F. Mas a decisão de adquirir os caças já foi tomada, de acordo com o chefe de marketing e campanhas de vendas da Gripen, Hans Rosen.

“A Suécia está comprometida em utilizar o Gripen para além de 2040,” disse Rosen na Base Aérea de Malmen no sábado. “A questão é quando vão adquirir os caças Gripen NG, e em que quantidade.” O programa básico exige que o novo modelo entre em operação em 2017-18, mas a Suécia informou aos clientes de exportação que ela ajustará suas entregas para a a Suécia possa receber seus caças JAS 39E/F antes que os clientes estrangeiros.

Os comentários de Rosen sobre o futuro do Gripen na Suécia ecoa as afirmações feitas pelo ministro da defesa Sten Tolgfors durante oma conferência de poder aéreo realizada em Malmen na sexta-feira. Tolgfors assinalou que a modernização da frota de caças Gripen está sendo efetuada de acordo com os planos, com a conversão do lote final de 31 caças modelos JAS 39A para o padrão 39C, deixando a força aérea com uma menor força de 100 caças. O próximo passo verá todas as aeronaves modernizadas para uma configuração conhecida como Padrão de Material 20, já com contrato assinado.

A configuração MS 21 está sendo definida – mas agora está claro que a MS21 ´de fato o Gripen NG, com o novo motor General Electric F414G, fuselagem modificada, radar com varredura eletronicamente ativa (AESA) e novos aviônicos. Esta subentendido que o desenvolvimento está sendo silenciosamente financiado pelo governo sueco.

O protótipo Demo já completou 152 voos de testes até o sábado, disse Rosen, e completou com sucesso a demonstração na Índia em maio (a fabricante havia executado anteriormente demonstrações com caças JAS-39D na Índia) incluindo um pouso com sucesso e um novo acionamento na pista do aeródromo de Leh, na Kashmira, numa altitude de 10.800 pés acima do nível do mar. Atualmente o caça Gripen NG (JAS-39E/F) está testando o uso de novas armas externas e vai entrar num período de testes com novos aviônicos modernizados.

Fonte: Aviation Week / Bill Sweetman – Tradução: Cavok via Plano Brasil
Share this article :

1 comentários:

  1. Uma aeronave feita por um país desenvolvido, alto padrão social e não alinhado. Somado ao fato de não concorrer com a EMBRAER na produção de aeronaves comerciais. Transferência de tecnologia elogiada pela própria EMBRAER e outras empresas brasileiras. Tem tudo para ser vencedor nesta concorrência da FAB, preço, conhecimento, manutenção barata e seriedade do fabricante. O único problema é a falta de seriedade, nas escolhas feitas pelo governo brasileiro, onde políticos ignoram relatórios feitos por especialistas militares e acabam eles mesmos escolhendo o material que será empregado na segurança deste país pelos próximos 35 anos. É uma pena.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger