A Sierra Nevada Corporation (SNC) apresentou oficialmente o jato bimotor de treinamento avançado Freedom, candidato a substituir a veterana frota de T-45 Goshawk da Marinha dos Estados Unidos, durante o simpósio Tailhook 2025. Projetado para a próxima geração de pilotos navais, o Freedom combina tecnologia avançada, eficiência operacional e custos reduzidos, trazendo uma proposta moderna para o programa Undergraduate Jet Training System (UJTS).
O grande diferencial da aeronave é sua capacidade de realizar voos de toque e arremetida em porta-aviões, além das Práticas de Pouso em Porta-Aviões de Campo (FCLP), essenciais para o treinamento realista de pilotos de combate. Com 16.000 horas de vida útil, motores que consomem 40% menos do que os treinadores atuais e uma arquitetura modular de sistemas abertos, o Freedom foi concebido para evoluir ao longo do tempo, permitindo atualizações e garantindo eficiência e economia. Sua autonomia ampliada permite surtidas até 40% mais longas, traduzindo-se em mais tempo de voo para treinamento com menor custo total.
Para a SNC, o Freedom representa décadas de experiência com a Marinha. Jon Piatt, vice-presidente executivo da empresa, afirmou:“Estamos orgulhosos de oferecer uma solução de treinamento que atende às necessidades atuais e antecipa as demandas futuras”.
O projeto conta com um consórcio de parceiros aeroespaciais, reforçando seu caráter inovador. A história do Freedom inclui ainda uma parceria anterior com a Turkish Aerospace Industries (TAI), que visava desenvolver a aeronave tanto para os EUA quanto para a Türkiye. Com mudanças na liderança da TAI, a cooperação foi encerrada, o projeto arquivado temporariamente e agora reativado para competir na UJTS.
Na disputa atual, o Freedom enfrenta forte concorrência, especialmente do T-7 Redhawk, desenvolvido pela Boeing e Saab, que ainda enfrenta desafios técnicos. A SNC aposta em suas capacidades voltadas para operações navais, economia de custos e longa vida útil como diferenciais decisivos para conquistar a Marinha americana.
Mais do que um simples jato de treinamento, o Freedom Trainer se apresenta como uma solução estratégica: uma aeronave moderna, eficiente e capaz de preparar a próxima geração de pilotos para operações reais em porta-aviões, oferecendo flexibilidade, segurança e economia e consolidando a evolução da aviação naval dos Estados Unidos.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário