domingo, 24 de agosto de 2025

Veículo anfíbio da BAE Systems comprova desempenho em condições extremas no Ártico


Em um feito inédito no Ártico, soldados norte-americanos testaram com sucesso o Veículo Todo-o-Terreno para Clima Frio (CATV), da BAE Systems, em condições extremas de tundra e águas geladas ao norte do Círculo Polar. A operação, realizada em Kotzebue, no Alasca, demonstrou a versatilidade da plataforma em um dos ambientes mais desafiadores do planeta, reforçando seu potencial como solução estratégica para operações militares em terrenos hostis e missões anfíbias.

Soldados da Tropa Bravo, 5º Esquadrão, 1º Regimento de Cavalaria, 1ª Brigada de Infantaria de Combate, 11ª Divisão Aerotransportada concluíram uma operação inédita no Ártico, que marcou a primeira travessia anfíbia de um Cold Weather All-Terrain Vehicle (CATV) ao norte do Círculo Polar.

O deslocamento dos militares e equipamentos contou com uma complexa cadeia logística: dois cargueiros C-17 Globemaster II da Força Aérea transportaram tropas e veículos de Fort Wainwright até Kotzebue, enquanto helicópteros CH-47 Chinook realizaram a inserção aérea da tropa para iniciar a operação.

Antes da navegação, os militares realizaram reconhecimentos na tundra, terreno caracterizado pelo muskeg, solos pantanosos de difícil mobilidade. “A tundra é um lugar implacável, que testa a resistência física e mental de qualquer soldado”, destacaram o 1º Sargento Austen Giles e o Capitão Tanner Johnson.

O momento mais simbólico da missão ocorreu com a travessia anfíbia do CATV da BAE Systems por uma lagoa de água salgada conectada ao estreito de Kotzebue. Foi a primeira vez que o veículo enfrentou águas abertas ao norte do Círculo Polar Ártico, sujeitas a marés rápidas, ondas impulsionadas pelo vento e baixíssimas temperaturas.

Para o Tenente-Coronel Ludwig, comandante do 5º Esquadrão de Cavalaria, o exercício foi fundamental para validar a plataforma: “Desta vez tivemos a oportunidade de operar no muskeg quando o terreno não estava congelado e de colocá-los a nado em águas abertas do Ártico. Isso nos permitiu testar a real versatilidade da plataforma.”

Tecnologia para o extremo

Projetado para suportar os ambientes mais hostis do planeta, o CATV foi desenvolvido com foco na mobilidade em terrenos acidentados e na capacidade anfíbia. Construído para resistir ao frio intenso, neve, lama e águas geladas, o veículo demonstrou robustez e confiabilidade para cumprir missões em ambientes de difícil acesso.

O êxito da operação também contou com o apoio da comunidade local de Kotzebue, que forneceu alojamentos, transporte e conhecimento prático da região. Para os militares, a parceria com os moradores foi decisiva para adaptar as operações às condições únicas do Ártico.

Beowulf: lições e perspectivas para o Brasil

O CATV, apresentado internacionalmente pela BAE Systems na variante BVS10, tem sido apontado como uma solução para operações em ambientes extremos. Capaz de operar em terrenos alagadiços, selvas tropicais e áreas litorâneas, o veículo oferece um potencial significativo para forças expedicionárias.

No contexto brasileiro, essa capacidade ganha ainda mais relevância diante da incorporação prevista para 2026 do HMS Bulwark, futuro navio multipropósito da Marinha do Brasil. O navio britânico já opera veículos desse tipo em apoio a desembarques anfíbios e operações em ambientes de difícil acesso.

Assim, a adoção do BVS10 pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil desponta como uma alternativa estratégica a ser considerada, fortalecendo a capacidade expedicionária da Força Naval e ampliando a interoperabilidade com parceiros internacionais.


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