terça-feira, 21 de novembro de 2017

EUA enviam 4 AUVs para procurar submarino argentino

Bluefin-12D
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou nesta terça-feira (21) que destinou quatro AUVs da US Navy para auxiliar nas buscas ao submarino argentino ARA San Juan, que desapareceu na quarta-feira (15) no Oceano Atlântico, com 44 membros tripulantes a bordo.
Os quatro aparelhos que participam dos trabalhos de rastreamento, um Bluefin-12D e três Iver 580, são operados pelo Esquadrão de Veículos Submarinos Não tripulados, baseados em Pearl Harbor, no Havaí. De acordo com o Departamento de Defesa, também foram colocados à disposição das autoridades argentinas especialistas da Marinha dos Estados Unidos, uma aeronave e submarinos específicos para busca e resgate.
O ARA San Juan tinha partido no último dia 13 de Ushuaia, onde participou de manobras de treinamento, e estava voltando à sua base, na cidade de Mar del Plata, na província de Buenos Aires, quando perdeu toda a comunicação. O Ministério da Defesa da Argentina disse no sábado (18) que a última posição conhecida do submarino foi na área de operações do Golfo San Jorge, a 432 quilômetros do litoral.
Iver 580
A preocupação aumentou nos últimos dias, já que, depois de quase uma semana sem notícias do paradeiro do submarino, os parentes da tripulação temem que o submarino esteja submerso e a reserva de oxigênio possa acabar. As autoridades disseram que estão usando a melhor e mais moderna tecnologia no resgate vinda de países como Brasil, Reino Unido e Chile, além de entidades como a NASA.
Ao todo, 13 navios e dez aeronaves são usados para rastrear a área, apesar da dificuldade imposta por conta do mau tempo. 

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger