domingo, 19 de novembro de 2017

19 de Novembro - Dia da Bandeira do Brasil

Hoje, dia 19 de novembro, comemoramos o Dia da Bandeira do Brasil, data cívica que infelizmente não tem tido a devida atenção. A comemoração que sucede a Proclamação da República, no dia 15 de novembro, passou a figurar no calendário cívico brasileiro em 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira nacional desenhada por Jean Baptiste Debret, que tremulava representando o império brasileiro, deu lugar ao "pavilhão nacional" desenhado por Décio Vilares, tornando-se nosso simbolo maior.

A nova Bandeira do Brasil apareceu quatro dias após a proclamação da República, ela  foi instituída no no dia 19 de novembro de 1889  pelo decreto número 4, tendo suas cores e suas dimensões estabelecidas por decreto.

A nova Bandeira foi uma adaptação da antiga bandeira do pais, ela foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, que era um positivista, Miguel Lemos que era diretor do Apostolado Positivista do Brasil, Manuel Pereira Reis, um astrônomo, e Décio Vilares, um reconhecido pintor.Eles decidiram usar as mesmas cores e dar um novo significado a bandeira, só que em vez do escudo imperial português dentro do losango amarelo, foi colocado a esfera azul com as estrelas em cor branca em representação de todos os estados brasileiros e uma faixa com o lema abreviado positivista de “Ordem e Progresso”.

A substituição da bandeira imperial pela bandeira republicana, foi uma importante representação das mudanças que tomaram o Brasil a partir daquele momento, onde deixávamos o regime imperial para ingressar em um regime republicano federativo, onde abandonamos a figura do imperador e passou a ser adotado o presidencialismo, que no primeiro momento teve a imagem do Marechal Deodoro da Fonseca.  

A nova bandeira representava através de sua simbologia a republica brasileira, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção da identidade do povo brasileiro, a nossa identidade nacional.

Todo Estado soberano possui sua bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes etnias em um só povo. Dessa maneira, a comemoração do dia da bandeira é um importante simbolo da nossa identidade nacional, a qual deve receber a justa homenagem e reconhecimento.

O Brasil ao longo de sua história teve várias bandeiras, abaixo vamos apresentá-las:
    Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
    Bandeira do Reino do Brasil (putativa)
Bandeira do Reino do Brasil (setembro a dezembro de 1822)
      Bandeira do Reino do Brasil (1º Reinado 1822-1870)
    Bandeira do Império do Brasil(Segundo Reinado 1870-1889)
    Bandeira da Republica Provisoria -Bandeira dos Estados Unidos do Brasil (15 a 19 de novembro de 1889)




    Bandeira do Brasil desde 1889 até os dias atuais


    O GBN News saúda neste 19 de novembro a todos brasileiros e tem o orgulho de comemorar o dia de nosso símbolo pátrio maior, o Dia da Bandeira.

    Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


    GBN News - A informação começa aqui
    Share this article :

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger