sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lula não responde a Uribe e reitera oferta de diálogo com Colômbia e Venezuela


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não comentar as críticas do presidente colombiano, Alvaro Uribe, e reiterou sua disposição ao diálogo com Colômbia e Venezuela e de viajar a ambos os países, informou nesta quinta-feira o porta-voz presidencial, Marcelo Baumbach.

"O presidente Lula já tomou conhecimento dessas declarações (de Uribe) e não considera apropriado que se responda a esse comunicado", declarou o porta-voz.

Uribe condenou nesta quinta-feira em comunicado oficial as declarações de Lula sobre a ruptura das relações de Venezuela e Colômbia, por considerar que o brasileiro referiu-se ao tema "como se fosse um caso de assuntos pessoais, ignorando a ameaça que a presença dos terroristas das Farc nesse país representa para a Colômbia e para o continente".

Lula anunciou na quarta-feira que colocará todo seu empenho em conversar com os presidentes de Colômbia e Venezuela em favor de uma conciliação.

"O presidente (Lula) deplora a situação que se criou entre Colômbia e Venezuela e considera que o diálogo entre as partes é a única solução a esse impasse e, por isso, está disposto a contribuir para esse diálogo, de forma construtiva, de forma franca", afirmou o porta-voz.

Lula mantém sua intenção de participar da posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, em 7 de agosto em Bogotá.

O porta-voz disse não ter informação sobre se o presidente brasileiro ainda participará do jantar de despedida de Uribe, que ocorrerá na noite anterior.

Antes, em 6 de agosto, Lula pretende reunir-se com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em um almoço na Venezuela.

Lula disse que em todos esses encontros pretende conversar sobre as diferenças entre Colômbia e Venezuela.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger