sábado, 17 de julho de 2010

Chávez ameaça romper relações diplomáticas com Colômbia


O líder da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que não comparecerá à posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, e advertiu que "poderia romper as relações" com Bogotá "nas próximas horas".

Em evento universitário transmitido em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão, Chávez chamou o atual presidente colombiano, Álvaro Uribe, de "mafioso" e o considerou "capaz de qualquer coisa".

Nas últimas horas, a Colômbia acusou a Venezuela de abrigar guerrilheiros em seu território, e nesta sexta anunciou que levará o assunto à Organização dos Estados Americanos (OEA), enquanto Caracas já ordenou o retorno de seu embaixador em Bogotá.

Após garantir que a Venezuela "não esconde ninguém", Chávez disse que "caso sigam com essas loucuras, nas próximas horas vou romper relações com a Colômbia, e seria muito difícil" o reatamento depois que Santos assumir, no dia 7 de agosto.

Para Chávez, Uribe está "brigado" com Santos, e por isso está o "sabotando".

"Faço um chamado ao presidente eleito: peço que fique longe de Uribe", disse, lembrando que tinha autorizado seu ministro de Exteriores, Nicolás Maduro, a se reunir com María Ángela Holguín, futura ministra das Relações Exteriores de Santos.

Fonte:EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger