quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rússia confirma que grupo terrorista causou explosão em hidroelétrica


As explosões desta quarta-feira na central hidroelétrica de Baksan, na república russa de Kabardino-Balkária, na região do Cáucaso do norte, foram causadas por um comando terrorista que matou dois guardas, confirmou a Procuradoria Geral da Rússia.

"Os bandidos que entraram na central Baksan mataram dois guardas e bateram em dois operadores da sala de maquinas da central. Em seguida, colocaram as cargas explosivas", declarou à agência Interfax um porta-voz do Comitê de Investigação da Procuradoria.

Segundo dados preliminares, os terroristas instalaram quatro cargas explosivas, das quais detonaram três, enquanto a quarta foi desativada por membros dos serviços de segurança.

As explosões, que aconteceram entre 5h20 e 6h locais (22h20 e 23h de terça em Brasília), destruíram três geradores e outros equipamentos da usina, segundo comunicado do CNA (Comitê Nacional Antiterrorista).

O ataque terrorista não afetou a represa da central, de 25 megawatts de potência e que foi construída entre 1930 e 1936.

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia declarou que a população das zonas próximas à represa não corre riscos.

O CNA, que anunciou o reforço das medidas de segurança em todas as hidroelétricas no sul do país, declarou que "foi estabelecido o círculo de suspeitos" do ataque à central.

Os grupos armados islamitas que atuam na região do Cáucaso Norte (onde fica Baksan) tinham ameaçado em várias ocasiões lançar ataques contra infraestruturas estratégicas russas, incluindo as centrais hidroelétricas

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger