sábado, 17 de julho de 2010

Irã ameaça com represálias empresas que anularem contratos por sanções


O Irã fará represállias contra as companhias estrangeiras que anularem contratos assassinados por causa das sanções internacionais impostas a Teerã por seu programa nuclear, colocando-as numa "lista negra", afirmou neste sábado o ministro do Petróleo iraniano, Masud Mirkazemi.

"Se uma das companhias estrangeiras atuar contra (os interesses do) Irã, nos veremos obrigdos a colocar esta companhia numa lista negra", afirmou Mirkazemi, citado pela agência Mehr.

"Elas não trabalharão mais em nosso país", acrescentou.

Segundo Mehr, o ministro deu como exemplo a Lukoil, segundo produtor petroleiro ruso, que abandonou o porjeot Anaran, nome do campo petrolífero descoberto no oeste do Irã em 2005.

O ministro, no entanto, matizou suas afirmações dizendo que o Irã poderá continuar colaborando com a Lukoil depois de uma reavaliação do conteúdo do acordo.

Vários grupos energéticos russos assinaram contratos importantes com o Irã, mas a maioria deles se encontra em suspenso devido às sanções internacionais adotadas contra a República Islâmica por seu polêmico programa nuclear.

Na semana passada, o ministro da Energia russo, Serguei Chmatko, afirmou que Moscou está disposto a fornecer petróleo para o Irã, apesar das sanções adotadas por Washington, cujo objetivo é entorpecer o abastecimento de gasolina aos iranianos.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger