sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pyongyang promete 'resposta física' aos EUA


A Coreia do Norte prometeu nesta sexta-feira uma resposta física às represálias anunciadas pelos Estados Unidos em função do naufrágio da corveta sul-coreana "Cheonan", que os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusam Pyongyang.

"Haverá uma resposta física às medidas impostas pelos Estados Unidos, militarmente", declarou à imprensa um porta-voz das delegação norte-coreana que participa no Fórum de Segurança da Ásia, atualmente organizado em Hanói.

"Já não estamos no século XIX, que (...) praticava a diplomacia dos canhões", acrescentou o porta-voz, Ri Tong Il.

Na véspera, a Coreia do Norte já havia condenado o anúncio das sanções americanas e classificou de ameaças os exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul de ameaça à paz mundial.

Segundo o mesmo Ri Tong Il, para Pyongyang, as sanções anunciadas na quarta-feira pela secretária de Estado americana Hillary Clinton e os exercícios militares com Seul, previstos para o Mar do Japão a partir de domingo, "violam" uma declaração adotada pela ONU após o naufrágio da corveta.

As manobras militares também representam "uma grande ameaça, não só à paz e à segurança na península coreana, como também à paz e à segurança mundiais", declarou , porta-voz da delegação norte-coreana no Fórum.

Essa foi a reação norte-coreana ao término de um encontro bilateral entre os ministros das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, e norte-coreano, Pak Ui-Chun, no dia em que Hillary Clinton aterrissava em Hanói.

O Fórum, que contará com a participação dos três nesta sexta-feira, é o momento mais importante da reunião anual de ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger