quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rússia promete fornecer combustível ao Irã


Empresas russas estão prontas para fornecer combustível para o Irã, apesar das sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE) contra os setores de gás e petróleo iranianos, afirmou hoje o ministro de Energia da Rússia, Sergei Shmatko. "As sanções não podem nos impedir", disse, após uma reunião em Moscou com o ministro do Petróleo do Irã, Massoud Mir Kazemi, segundo agências de notícias russas.

A promessa foi feita em meio a um período de tensão sem precedentes entre a Rússia e o Irã nas últimas duas décadas. O clima piorou nesta semana com a declaração do presidente Dmitri Medvedev, de que Teerã está perto de ter a capacidade para construir uma bomba atômica.

Os dois ministros também assinaram uma declaração conjunta para estimular a cooperação em energia, que prevê que Rússia e Irã criem um "mapa do caminho" para planejar o futuro da colaboração dos dois países nos setores de petróleo e gás. A declaração diz que os dois lados também vão considerar a criação de um banco conjunto para financiar projetos de gás e petróleo, bem como de outros empreendimentos comuns no setor de energia.


Insatisfação

A Rússia já expressou sua insatisfação com as sanções definidas no mês passado pelos Estados Unidos e pela UE para punir o Irã em razão do impasse sobre o programa nuclear do país. Elas vão além das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com as quais a Rússia e outras potências mundiais concordaram e cujo alvo são indústrias relacionadas ao setor militar.

O Irã, que detém cerca de 10% das reservas de petróleo mundiais, é o quarto maior exportador do mundo e o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), atrás apenas da Arábia Saudita. Mas a falta de capacidade de refino faz com que o Irã tenha de importar derivados de petróleo para satisfazer sua demanda interna.

Fonte: Estadão
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger