sábado, 24 de julho de 2010

Irã, Brasil e Turquia discutem domingo troca de urânio


Os ministros das Relações Exteriores iraniano, brasileiro e turco se reunirão no domingo em Istambul para discutir o acordo de troca de urânio assinado em maio por esses três países, anunciou o Ministério iraniano das Relações Exteriores.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, vai se reunir com seus colegas brasileiro e turco, Celso Amorim e Ahmet Davutoglu, respectivamente, "em Istambul amanhã (domingo) de manhã para discutir a situação da Declaração de Teerã relativa à troca de urânio", declarou o porta-voz do ministério, Ramin Mehmanparast, citado pela agência Isna.

O Irã propôs no dia 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com o Brasil e a Turquia, a troca em território turco de 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas médicas de Teerã.

Esta iniciativa foi ignorada pelas grandes potências, que votaram o reforço das sanções contra Teerã, suspeito de querer produzir uma arma atômica.

Uma troca parecida tinha sido proposta em outubro do ano passado pelo Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França) sob os auspícios da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Mas o Irã impôs condições inaceitáveis para as grandes potências, e a Declaração de Teerã representa uma contra-proposta.

O chefe da agência nuclear iraniana, Ali Akbar Salehi, declarou neste sábado que Teerã havia preparado uma resposta para as questões do Grupo de Viena com vários pontos da Declaração de Teerã.

"Foi preparada uma resposta e esta será enviada ao grupo de Viena nos próximos dois ou três dias", anunciou Salehi, citado pela Isna.

Segundo ele, a resposta iraniana será "uma resposta geral, mas a resposta técnica às suas perguntas serão abordadas, provavelmente, durante uma reunião com o grupo de Viena".

Salehi não informou quando será celebrada a reunião entre o Irã e o grupo de Viena.

Uma diplomata turca que pediu para ter sua identidade preservada confirmou a reunião de domingo entre os três chanceleres de Brasil, Irã e Turquia.

O turco Ahmet Davutoglu almoçará com o iraniano Manuchehr Mottaki e com o brasileiro Celso Amorim, afirmou.

"Na reunião serão abordados os temas nucleares. Seu objetivo é mostrar que as iniciativas diplomáticas continuam" para encontrar uma solução para a crise internacional, acrescentou.

Ainda não se sabe se haverá uma entrevista coletiva após estas conversações tripartites, afirmou.

As autoridades iranianas congelaram no dia 28 de junho por dois meses as negociações com as seis grandes potências envolvidas na questão nuclear iraniana (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha, chamados de "5+1").

Na semana passada, a chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton, que representa as seis grandes potências, considerou que as condições estavam reunidas para uma retomada do diálogo com Teerã.

Manuchehr Mottaki declarou, por sua vez, que as negociações poderiam ser retomadas em setembro.

Este seria o primeiro encontro entre a representante dos 5+1 e as autoridades iranianas desde o de 1º de outubro de 2009 em Genebra.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger