quinta-feira, 29 de julho de 2010

Brasil e Japão assinam acordo para contribuição previdenciária


Brasil e Japão assinaram nesta quinta-feira um acordo para evitar a dupla contribuição para a seguridade social para cidadãos expatriados no outro país, informou o Ministério de Assuntos Exteriores japonês.

O convênio foi assinado em Tóquio pelo titular japonês de Exteriores, Katsuya Okada, e pelo ministro de Seguridade Social do Brasil, Carlos Eduardo Gabas.

Pelo acordo, os expatriados brasileiros e japoneses nos dois países poderão contribuir para a previdência em sua nação de origem caso sua estadia no outro país seja inferior a cinco anos.

Até agora, os empregados japoneses que eram enviados temporariamente ao Brasil e vice-versa estavam obrigados a entrar para o sistema previdenciário dos dois países.

No entanto, muitos deles não recebiam nenhum prestação de aposentadoria no outro país por não terem contribuído tempo suficiente.

Com o novo acordo, o período de contribuição em qualquer dos dois países entrará no cômputo para calcular o montante da previdência do trabalhador.

O acordo procura promover os intercâmbios humanos e econômicos entre Brasil e Japão, segundo o Ministério do país asiático, e entrará em vigor quando receber o sinal verde das autoridades parlamentares.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger