sexta-feira, 16 de julho de 2010

Brasil e Japão querem "janela de diálogo" aberta com o Irã


O ministro de Relações Exteriores Celso Amorim e seu colega japonês, Katsuya Okada, conversaram nesta sexta-feira sobre a possibilidade de manter aberta "uma janela de diálogo" com o Irã, informaram fontes oficiais japonesas.

Amorim e Okada conversaram durante meia hora por telefone, e, segundo o Governo japonês, abordaram a necessidade de que os países aumentem o diálogo em diversos temas.

Os ministros falaram sobre o conflito nuclear com o Irã e a resolução do Conselho de Segurança da ONU, aprovada mês passado, que estabelece um regime de sanções mais duro contra Teerã por sua recusa a deter seu programa nuclear.

A resolução, proposta pelos Estados Unidos e que contou com o voto contrário do Brasil, estabelece novas restrições às operações dos bancos iranianos e endurece o embargo de armas ao Irã, entre outras medidas.

Okada comentou a necessidade de manter uma janela aberta ao diálogo com o Irã, enquanto Amorim disse que o Brasil tentará fazer com que o Governo de Mahmoud Ahmadinejad adote uma "postura flexível".

Brasil e Turquia fizeram em 17 de maio um acordo com o Irã para a troca de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear, na busca um terreno propício para retomar o diálogo, que foi amparado com ceticismo pelos EUA e outros países.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger