quarta-feira, 21 de julho de 2021

O que sabemos sobre o novo caça furtivo da Rússia

A Rússia revelou o que descreve como protótipo de um novo avião de caça no MAKS 21. Nós conversamos com  Justin Bronk  (Research Fellow e Editor de Sistemas de Defesa no think-tank RUSI) para saber mais.

O Checkmate que está no MAKS é um mock-up¹ ou uma aeronave?

Sem imagens de alta resolução, é difícil ter certeza. No entanto, a falta de fiação e linhas hidráulicas dentro das partes visíveis do trem de pouso principal, bem como as texturas externas bastante simplificadas vistas nas imagens vazadas antes da revelação oficial sugerem que se trata de um mock-up em vez de uma aeronave em funcionamento.

O que a configuração revela sobre a função e as capacidades da aeronave?

A designação e a configuração da Aeronave Tática Leve (LTA²) mostram que este é claramente um conceito que visa produzir um caça leve relativamente barato e 'alegre', um pouco LO³, principalmente para o mercado de exportação.

O tamanho relativamente compacto e a localização do motor / admissão limitarão o espaço disponível para compartimentos internos de armas. Eu acho que dois mísseis de combate aéreo IR nas pequenas baias montadas na lateral à frente do trem de pouso principal, e espaço para 2-4 mísseis BVR classe R-77 em uma baia ventral. No entanto, as munições ar-ar e ar-solo de maiores dimensões provavelmente terão que ser transportadas externamente. Também é provável que tenha um alcance relativamente modesto apenas com o combustível interno devido às demandas concorrentes de alojamento do trem de pouso, compartimentos de armas e aviônicos dentro de uma fuselagem compacta.

Tal como acontece com o Su-57, a LTA apresenta um sensor infravermelho de varredura e rastreamento (IRST) embutido na junção entre o canopy e o nariz, e provavelmente apresentará um radar do tipo varredura eletrônica ativa (AESA) no nariz . Este último, no entanto, será limitado em tamanho devido ao perfil do nariz estreito e agressivamente afilado.

Uma característica particularmente notável é a falta de profundores convencionais. Em vez disso, o LTA tem estabilizadores inclinados que são mais verticais do que eu esperava se uma configuração de 'ruddervator' (ou cauda em V) fosse destinada a fornecer autoridade de pitch primária. Em vez disso, parece que a autoridade do pitch será fornecida por uma combinação de controle de elevon estilo delta sem cauda e vetoração de empuxo pelo menos 2D. Isso me sugere que a LTA tem menos ênfase no design sobre a supermanobrabilidade do que os designs anteriores de caças russos.

A que distância está a Rússia de um Checkmate operacional?

Eu sugeriria que há um longo caminho até uma aeronave operacional. A campanha de relações públicas e a dramática revelação na MAKS são obviamente uma tentativa de convencer algumas das nações mencionadas no comercial da Rostek a entrarem em um programa de desenvolvimento nascente. O ritmo lento de desenvolvimento e a escala de aquisição limitada do Su-57 'Felon' (que é muito mais importante para as necessidades de defesa da própria Rússia) mostra os limites da capacidade do UAC de desenvolver a LTA em uma aeronave operacional sem um significativo aporte financeiro externo.

Será usado pela própria Rússia? Como isso ajudaria a força Su-57, e o que ele substituiria?

As Forças Aeroespaciais Russas (VKS) tendem a comprar uma variedade de aeronaves de combate diferentes em pequena escala para manter os vários escritórios de design e linhas de produção, anteriormente Sukhoi e Mikoyan, viáveis. Portanto, se o desenvolvimento do LTA resultar em uma aeronave operacional, tenho certeza de que as VKS o comprariam em uma escala limitada. No entanto, eu suspeito que eles prefeririam aumentar as quantidades e maturidade do Su-57 a se comprometer com uma compra em grande escala da LTA.

Qual seria a tecnologia mais difícil para uma superioridade russa caso a aeronave fosse vista como um contra / alternativa ao F-35?

Existem três tecnologias chave que a Rússia precisará dominar antes que a LTA possa ser visto como um caça furtivo competitivo em um ambiente de combate prático:

Em primeiro lugar, eles precisariam dominar radares AESA compactos para uso em aviões de caça - algo que está sendo trabalhado com o Su-57, mas que ainda lhes causa dores de cabeça. A questão principal é que, para ser um caça furtivo viável, uma aeronave não deve ser apenas difícil de detectar no radar, mas também deve ser capaz de detectar e engajar aeronaves inimigas sem se revelar através da energia emitida por seu radar. Esta capacidade é referida como baixa probabilidade de interceptação / baixa probabilidade de detecção (LPI / LPD), e é um fator vital na capacidade de sobrevivência e letalidade do F-22 e F-35, que muitas vezes escapa até mesmo de comentaristas especializados.

Em termos muito gerais, os radares LPI / LPD funcionam explorando o fato de que os radares AESA empregam centenas de feixes individuais em vez de um ou vários feixes grandes e mais poderosos em um radar de varredura mecânica ou tipo PESA (varredura eletrônica passiva, como o radar do Mig-31). O uso de frequências específicas, comprimentos de onda e técnicas de repetição de pulso para esses muitos feixes individuais podem permitir que os radares AESA evitem a produção de uma assinatura facilmente identificável dentro do "ruído" eletrônico do ambiente aéreo moderno. No entanto, a programação, granularidade de inteligência EW de ameaças e recursos de processamento de sinal necessários são altamente complexos e difíceis de dominar. Além disso, os marcos de capacidade estão em constante movimento à medida que as capacidades da guerra eletrônica passiva (como a detecção, classificação e rastreamento de sinais hostis) melhoram com a tecnologia. Em outras palavras,o que era LPI / LPD contra sistemas russos ou chineses nos anos 2000 quase certamente não é LPI / LPD contra (digamos) um F-35A da USAF em 2025. Sem um radar AESA genuinamente LPI / LPD, um LTA operacional exporia sua posição contra os modernos oponentes toda vez que ele usasse o seu sensor primário, tornando seus recursos LO muito menos úteis.

A segunda tecnologia-chave é atingir o nível necessário de controle de qualidade industrial para produzir aeronaves LO viáveis ​em massa. Embora o acabamento "feito à mão" possa produzir resultados LO razoáveis ​​para protótipos, a fabricação de caças russos, tradicionalmente, não foi conduzida com as tolerâncias extremamente finas e os elevados níveis de controle de qualidade exigidos para a produção em massa de caças stealth. Isso também se aplica ao lado da manutenção - as VKS (ou seus clientes de exportação em potencial) podem se dar ao luxo de alterar seus procedimentos de manutenção e operação em um grau suficiente para manter as propriedades furtivas em serviço por um longo período de tempo? Para as forças aéreas acostumadas a operar gerações anteriores de produtos Mikoyan ou Sukhoi (com sua famosa alta tolerância para condições adversas)seria, no mínimo, um choque cultural e orçamentário.

O terceiro conjunto de tecnologia chave está no campo da ciência de materiais avançada e gerenciamento térmico. Um dos maiores desafios em mudar de um protótipo que se parece um pouco com uma aeronave de 5ª geração para uma capacidade operacional genuína está incorporando toda a miríade de sensores, aviônicos, suporte de vida e sistemas de combustível / motor. Todos esses componentes, especialmente os sensores e sistemas de combustível / motor, geram muito calor quando em uso. Isso deve ser gerenciado sem adicionar os dutos usuais usuais, entradas de ar e etc., que destruiriam as propriedades furtivas da fuselagem. Eles também devem competir com combustível e armas por um espaço muito limitado dentro de um "molde" externo que é "fixado em pedra" por razões de controle de RCS (seção reta radar). Os sensores também devem ser cobertos com carenagens ou materiais que permitem que suas próprias emissões passem desimpedidas, mas interagem com o radar hostil de forma a não comprometer o RCS.

Como ele provavelmente difere em conceito do F-35?

O LTA está claramente visando um grau significativamente menor de furtividade a um preço muito mais baixo em comparação com o F-35. Pode ser considerado talvez como um "sucessor espiritual LO" do MiG-21, onde o F-35 se destina a ser um "sucessor espiritual VLO" do F-16, EA-18G e F-15E.

Uma variante STOVL (pouso vertical) ou embarcada parecem prováveis?

O STOVL não parece compatível com a fuselagem, pois requer tais características de design específicas para ser alcançado, e uma das principais é posicionar o centro de empuxo vertical o mais perto possível do centro de gravidade geral. Eu também duvido que ele tenha as características de vôo alto-alfa exigidas e autoridade de pitch para operações de porta-aviões CATOBAR (com catapultas), dado o projeto da tomada de ar do motor e a dependência mencionada anteriormente de vetorização de elevons / empuxo.

Você gosta da aparência dele?

Certamente é revigorante! Uma abordagem diferente para adicionar ao número crescente de modelos de clones de mini-F-22 ou F-35 surgindo ao redor do mundo. Um "sim" com louvor na questão da aprência.

Quanta experiência a Rússia tem em stealth e o quanto adota o conceito?

A Rússia carece de qualquer experiência com o verdadeiro sigilo VLO. No entanto, ela fez um progresso significativo com os recursos de design de fuselagem LO no Su-57, e certamente tem o potencial de fabricar uma nova geração de aeronaves de combate (com o Felon como base) que supera a fraqueza tradicional maciça da assinatura das séries Flanker e Fulcrum.

Acho que a Rússia tem sua própria visão do stealth como conceito, com uma avaliação interna firmemente realista de suas próprias limitações industriais e financeiras, bem como a natureza em constante melhoria dos sensores da OTAN, que tornam o verdadeiro desempenho do VLO em uma grande guerra cada vez mais difícil como um objetivo para sistemas futuros. Para eles, acho que os recursos de redução do RCS são vistos como a chave para manter os níveis atuais de competitividade no ar, ao mesmo tempo em que aprimoram os sistemas SAM de longo alcance e os radares terrestres formam a primeira linha de defesa (ou ataque) contra o poder aéreo da OTAN. Para mim, os russos se gabam de que os níveis de furtividade do F-22 ou F-35 em novos sistemas aéreos são simplesmente propaganda dirigida ao público doméstico russo e aos clientes de exportação em potencial.

O que eu deveria ter perguntado a você?

Quanto da tecnologia desenvolvida com tanto custo e esforço para o Su-57 pode ser aproveitada para o LTA / Checkmate?

Quais são os prováveis clientes de exportação ou parceiros no programa?

Os três candidatos potenciais mais óbvios seriam a Índia, os Emirados Árabes Unidos e a Turquia. No entanto, é provável que a Índia esteja muito cautelosa após suas experiências com o programa PAK FA / FGFA e suporte inadequado para a aquisição da frota de Su-30MKI. Os Emirados Árabes Unidos parecem ter (surpreendentemente, na minha perspectiva) permissão para comprar o F-35, então é improvável que estejam interessados no LTA. A Turquia tem suas próprias ambições para o desenvolvimento do seu caça LO doméstico, o TF-X, e também viu o F-35 'por trás da cortina' antes de ser expulso do programa, então terá expectativas operacionais muito altas para qualquer futura aquisição de caças 'stealth', e é improvável que o LTA seja capaz de atendê-las.

Por outro lado, Vietnã, Argentina e Argélia são todos clientes em potencial, mas a competição provável é de ofertas mais maduras e de menor risco da China.

Onde isso deixa os designs da rival MiG?

Os modelos MiGs com um novo design não receberam tanta atenção quanto o Checkmate. Proposta de nova aeronave de combate leve do MiG

O novo caça embarcado proposto pelo MiG

Proposta de nova aeronave de combate leve do MiG

O MiG-35 já é um "aborto", muito na sombra da linha de produtos Sukhoi, tanto no serviço russo como no mercado de exportação. Após a recente absorção do MiG na UAC, acho que a empresa se concentrará em seus produtos Sukhoi de maior sucesso, em vez de nos novos conceitos da MiG. O MiG-35 Não é muito mais barato que um Su-35S, faz tudo pior, sem grandes encomendas, e o radar AESA ainda não foi entregue como prometido 

Isso vai acontecer?

Se eu tivesse que apostar? Não.



Análise de Jim Smith, atualizada

Uma imagem da aeronave Checkmate (ou possivelmente maquete) apareceu agora, e a análise abaixo foi atualizada para refletir isso.

A aeronave foi relatada como sendo o primeiro caça tático monomotor supersônico LO da Rússia, foi desenvolvida pela Sukhoi e está sendo apresentada no show MAKS pela Rostec. A intenção declarada é "rivalizar com a aeronave F-35 de quinta geração dos EUA". A aeronave também é descrita como um caça leve doméstico, que competirá com o F-35 nos mercados de exportação. Este último comentário é apoiado por um vídeo no site da Rostec que identifica vários países pelo nome, incluindo Índia, Argentina e Vietnã, bem como alguns elementos que sugerem estados do Oriente Médio.

As novas fotografias mostram uma aeronave que lembra vagamente as imagens do 'teaser' anteriores, mas com diferenças significativas na tomada de ar, fuselagem e formato da asa.

A aeronave 'Checkmate' (a Hush Kit usa o nome 'Fleabag'¹) tem uma nova tomada de ar sob o nariz, com uma aparência única em forma de V seguindo o formato da parte inferior da fuselagem dianteira. A posição da entrada não é diferente da imagem do teaser, mas a abertura tem uma aparência de fenda em forma de V com maior proporção de aspecto. Sua aparência é definitivamente uma entrada 'sorridente', e tenho certeza que isso ecoa os sentimentos de Rostec sobre sua campanha publicitária de muito sucesso antes do lançamento do Checkmate.

Olhando para a tomada, pode-se perguntar se um "vari-capô" será instalado, semelhante ao do Su-57 e do Eurofighter Typhoon, para permitir um maior fluxo de massa através do motor em condições de alto empuxo e baixa velocidade.

Tomada de ar do Eurofighter Typhoon

Vista frontal do Sukhoi Su-57 'Felon', com suas tomadas de ar claramente visíveis

A asa parece ser diferente da imagem do teaser. Enquanto retém uma forma plana altamente cônica, fina e de baixa razão de aspecto, o bordo de fuga tem relativamente pouca varredura para frente, resultando em uma forma plana delta recortada relativamente convencional, em vez de uma forma plana quase de diamante. O formato é semelhante ao do Tejas, Mirage 2000 e Eurofighter Typhoon, para citar três exemplos de diferentes fontes.

A fuselagem dianteira do Checkmate apresenta uma forte curvatura no plano da asa, que se transforma em uma extensão de raiz de borda de ataque altamente inclinada, ou strake. A entrada está localizada no início do strake e uma grande porta está localizada na parte inferior do streak. Embora possa ser um compartimento interno de armas, também pode fornecer acesso aos sistemas e equipamentos da aeronave.

As pernas do trem de pouso principal são amplamente espaçadas e retraem para a frente. Como resultado, há um espaço significativo sob o centro da fuselagem, o que poderia fornecer um volume significativo para um compartimento de armas, em um local que ficaria mais próximo do centro de gravidade da aeronave.

A visão traseira da aeronave Checkmate / Fleabag parece mostrar um único bico de pós-combustão, localizado entre as caudas gêmeas "borboletas". Dada a experiência da Sukhoi na aplicação de vetorização de empuxo em seus projetos de caças pesados, seria surpreendente se isso também não for instalado na nova aeronave.

A imagem teaser apresenta um sensor infravermelho, localizado à frente da cabine, e um radar no nariz da aeronave. Este é um arranjo típico para um caça russo e é replicado no Checkmate, embora imagens separadas de Rostec tenham sugerido o uso de um sensor de mira multifuncional, como o sistema EOTS instalado no F-35. Este sistema não é visível na nova imagem do Checkmate, mas pode simplesmente não estar visível se for avistado a bombordo da aeronave.

Fusão de sensores do F-35

O projeto da fuselagem e da cauda do Checkmate lembra um pouco o conceito ASTOVL McDonnell MFVT (Mixed Flow Vectored Thrust) e, embora essa aeronave monomotor tenha entradas laterais duplas, ainda há uma semelhança entre ele e o Checkmate / Fleabag. A imagem mostra uma maquete do Museu Aéreo de Newark, que gentilmente cedeu esta foto.

Concepção artística do McDonnell Douglas MFVT

O projeto do MFVT foi uma das alternativas de propulsão examinadas nos primeiros estudos de conjuntos do Reino Unido-EUA, pesquisando possíveis conceitos ASTOVL antes do Programa JSF. Não estou sugerindo que Fleabag seja uma aeronave STOVL, mas sim observando que o volume da fuselagem que no MFVT seria para seu sistema STOVL resulta em um formato de fuselagem compatível com os compartimentos de armas internos, que são uma característica do Checkmate / Fleabag.

O que podemos inferir sobre a aeronave? Para mim, a asa altamente afilada e de baixa proporção sugere que o design se destina a ser usado em combate BVR. A área da asa e a relação de aspecto sugerem que a aceleração supersônica e, com alta relação empuxo-peso, um bocal de vetorização e um strake à frente da asa, taxa de curva instantânea, serão características fortes da aeronave. Por outro lado, a taxa de giro sustentada, necessária para engajamentos WVR, será mais fraca. A configuração deve resultar na taxa de curva instantânea sendo estruturalmente, ao invés de aerodinamicamente, limitada para partes substanciais do envelope de combate aéreo de manobra.

A obtenção de uma assinatura baixa pelo Checkmate dependerá de vários aspectos - não apenas da forma, mas também dos materiais, dos padrões de fabricação e das propriedades eletromagnéticas das superfícies e da estrutura. A nova tomada de ar usa o formato da fuselagem inferior para fornecer uma admissão sem desviador, e a posição relativamente alta do motor permitirá que um duto de admissão sinuoso proteja a face frontal do motor.

Tem havido muitos comentários desinformados, sugerindo que o Checkmate é uma cópia do americano X-32 ou F-35. Em minha opinião, existem características originais suficientes no projeto da admissão, da fuselagem, da cabine, da asa e da empenagem para indicar que não é o caso. As semelhanças são realmente limitadas a ser uma solução de design para o que podem ter sido objetivos semelhantes aos do programa JSF, mas sem os requisitos para STOVL ou operação embarcada.

Qual, então, é o objetivo pretendido, ou papel, do Checkmate? Dicas limitadas e possivelmente não confiáveis ​​sobre seu desempenho sugerem uma velocidade máxima na região de Mach 2.0 e um peso máximo de decolagem de 18 toneladas. Isso sugere uma aeronave na classe geral de substituição do MiG 29. No entanto, o espaço disponível para armazenamento interno e a atenção dada à redução de assinaturas indicam que o ataque tático também é um papel importante, sugerindo que o Checkmate pode de fato ser um "Russian Strike Fighter".

A partir do texto usado no comunicado à imprensa - descritores como 'caça leve doméstico' e 'caça tático', e a referência à exportação da aeronave, pode ser que o novo Sukhoi seja uma alternativa barata ao F-35, indicando, talvez, que alguns compromissos na área de assinaturas possam ter sido feitos no interesse de conter os custos de aquisição, operação e manutenção.

Com a ênfase do marketing no mercado de exportação, talvez o objetivo principal seja fornecer uma aeronave de combate multifuncional exportável, mantendo a opção de uma versão não exportável para defesa aérea local e ataque tático. Tal aeronave complementaria o Su-57, oferecendo superioridade aérea, e uma futura substituição do MiG-31, que forneceria defesa aérea estratégica.

Concepção artística do "F-36 Kingsnake"

Será que a aeronave é um equivalente russo ao conceito F-36 Kingsnake do HushKit, com o objetivo de recuperar a posição alcançada com o uso generalizado do MiG-21, com o custo reduzido em relação ao F-35?




Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*


Glossário

¹ Mock-up - modelo em tamanho real. Pode conter alguns sistemas funcionais, ou modelos de tais sitemas (por exemplo, o cockpit), mas não pode ser usado para testes em voo

² LTA - Aeronave tática leve. Várias siglas e nomes não oificiais apareceram na mídia: Checkmate, Su-75, S-75, LTS e, neste artigo do HushKit, 'Fleabag', usando a sistemática da OTAN para nomear sistemas russos e chineses. Fleabag significa 'saco de pulgas', um apelido nada elogioso...

³ LO - tecnologias pouco observáveis, popularmente conhecidas como furtivas ou stealth, que visam ao controle de assinaturas (térmica, radar...) das aeronaves e armas. LO é o menor grau (algum controle de assinaturas) e VLO é o maior grau (controle das assinaturas nos mínimos detalhes). As tecnologias LO, especialmente no grau VLO, costumam ser bem caras. Até o momento, apenas os EUA colocaram em serviço ativo aeronaves com tecnologia VLO demonstrada (F-117, B-2, F-22 e F-35), embora outros países estejam buscando igualar esta capacidade



Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger