domingo, 11 de julho de 2021

Diante do rápido avanço do Taleban, Índia retira diplomatas da segunda maior cidade Afegã.


A Índia retirou temporariamente diplomatas do seu consulado em Kandahar enquanto o Taleban continua a consolidar o controle sobre o território ao redor da cidade no sul do Afeganistão.

Uma aeronave especial operada pela Força Aérea Indiana foi enviada no sábado (10) para resgatar cerca de 50 diplomatas e forças de segurança da segunda maior cidade do Afeganistão. 

O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse em comunicado que os cidadãos indianos que trabalham no consulado foram "trazidos de volta por enquanto" devido a "combates intensos" perto da cidade de Kandahar. O ministério frisou que o consulado continuará a operar com a ajuda de funcionários locais e que a decisão de retirar seus diplomatas foi “uma medida puramente temporária até que a situação se estabilize”.

Na sexta-feira (9), as forças do Taleban entraram nos arredores da cidade de Kandahar, capital da província de mesmo nome, ocupando casas e edifícios enquanto lutavam contra as tropas afegãs. O grupo insurgente capturou distritos ao redor da cidade como parte de uma ofensiva em grande escala que foi lançada quando os militares dos EUA começaram a acelerar sua retirada do Afeganistão em maio. 

O governo afegão implantou unidades das forças especiais, bem como a força aérea do país, em uma tentativa de repelir o ataque do Taleban. 

O Taleban agora afirma controlar 85% do território do Afeganistão, um número que Cabul descartou, classificando como propaganda. No entanto, alguns dos ganhos territoriais do grupo são indiscutíveis. No início desta semana, os combatentes do Taleban capturaram dois grandes postos de fronteira com os vizinhos Irã e Turcomenistão. Também acredita-se que os insurgentes controlam aproximadamente dois terços da fronteira do Afeganistão com o Tadjiquistão. Moscou sinalizou que está pronta para ajudar a proteger o Tajiquistão no caso de uma incursão do Taleban no país. 

Enquanto isso, o presidente Joe Biden defendeu a decisão de seu governo de retirar as forças americanas do Afeganistão, prometendo que os Estados Unidos não iriam "se afastar" de Cabul enquanto tentam manter o Taleban sob controle.

Apesar da propaganda norte americana alegando como "bem sucedida" sua missão no país, um dos principais focos da invasão do país em 2001, foi a alegada implantação da democracia e a derrubada do Taleban, mas ao que os fatos indicam, as forças dos EUA se retiram sem cumprir com seu objetivo. Alguns analistas comparam a saída dos EUA do Afeganistão uma derrota para política norte americana e sua intervenção no país, com muitos comparando a derrota sofrida no Vietnã.


GBN Defense - A informação começa aqui

com agências de noticias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger