sábado, 3 de julho de 2021

Mais de 300 soldados afegãos fogem para o Tadjiquistão após intensos combates contra o Talibã


Cerca de trezentos soldados afegãos na fronteira com Tajiquistão foram forçados a buscar abrigo no país vizinho neste sábado (3), os soldados teriam fugido de uma grande ofensiva do Talebã, que tem intensificado seus ataques em meio à retirada das tropas americanas do país.

Vários distritos, principalmente na província de Badakhshan, nordeste do Afeganistão, caíram nas mãos do Talebã nas últimas 24 horas, segundo fontes. 

Os pesados ​​combates do outro lado da fronteira foram confirmados pelos militares do vizinho Tajiquistão. Mais de 300 soldados na fronteira afegã tiveram que cruzar rumo território tadjique para evitar pesadas baixas em meio aos confrontos com os extremistas que avançam, segundo as forças de fronteira do Tadjiquistão.

Os militares afegãos foram autorizados a entrar no território do país “de acordo com os princípios de humanidade e boa vizinhança”, acrescentou o comunicado à imprensa, que ainda confirmou que a fronteira com o Afeganistão permanece sob o controle total das forças tajiques.

O ministério da defesa afegão disse que, apesar da retirada, as tropas do governo conseguiram matar pelo menos 224 militantes do Talebã neste sábado (3).

“As forças de segurança e defesa do Afeganistão não pouparão esforços para retomar as áreas que foram recentemente tomadas pelo Talebã", prometeu o porta-voz do ministério Fawad Aman.

Desde a formalização de um acordo entre os EUA e a liderança do Talebã, o grupo extremista intensificou suas atividades, agora com a ampla retirada das forças de coalizão lideradas pelos EUA do Afeganistão, o Talibã vê o caminho livre para retomar o poder no país, o que pode resultar numa verdadeira carnificina após uma ocupação de duas décadas que prometia libertar o país do grupo extremista e estabilizar a política, levando "democracia" ao Afeganistão. Na sexta-feira (2), as forças norte americanas deixaram a Base Aérea de Bagram, sua maior base militar no país. A retirada completa das forças dos EUA, deve ocorrer até 11 de setembro, data definida pelo presidente Joe Biden para a conclusão da retirada.

A retirada dos EUA foi uma saída as duras críticas pelos altos custos de um conflito que se arrasta por quase duas décadas e não apresenta uma solução, sendo o acordo assinado com Talibã e a retirada das tropas a melhor alternativa encontrada para sair do atoleiro. Como tentativa de minimizar as críticas, o governo norte americano implementou ao longo dos últimos anos um programa de treinamento e transferência de equipamentos para as forças afegãs, porém, o futuro que se desenvolve no horizonte para o povo afegão é de caos e incertezas.


GBN Defense - A informação começa aqui

com agências de notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger