sexta-feira, 2 de julho de 2021

Ministro Marcos Pontes destaca tecnologia do Radar Meteorológico RMT 0200 da IACIT


Na última quinta-feira (1) foi inaugurado durante as celebrações de 10 anos do Cemaden/MCTI, o Radar Meteorológico RMT 0200. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, participou da cerimonia de inauguração em São José dos Campos. O radar foi instalado em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI.

Este é um momento muito importante, a inauguração de um equipamento com tecnologia nacional. O radar é realmente impressionante. A tecnologia envolvida é muito alta, muito complexa. Quero parabenizar a IACIT e a todos que trabalharam no desenvolvimento desse sistema que vai ajudar muito o setor de meteorologia. Eu espero que radares como esse possam ser utilizados em todos os estados brasileiros, assim como nos países vizinhos, para que a gente tenha uma rede de meteorologia maior e mais capaz no continente inteiro. É bom para todo mundo”, disse o Ministro Pontes durante o evento.

O RMT 0200 representa um verdadeiro salto tecnológico, sendo o primeiro radar meteorológico banda S de dupla polarização em estado sólido construído no Brasil. Ele é capaz de detectar e acompanhar a formação de fenômenos meteorológicos severos, e vai fornecer ao Cemaden/MCTI dados sobre localização, intensidade e o momento em que poderá ocorrer a precipitação.

A operação do RMT 0200 será um grande ativo para prevenção e proteção contra desastres naturais. Com as informações geradas pelo radar, o Cemaden/MCTI poderá emitir com maior antecedência os alertas para a Defesa Civil, que poderão adotar medidas adequadas e prevenir tragédias e a perda de vidas.

Perceber que as autoridades como MCTI, Cemaden e a comunidade brasileira reconhecem o valor do investimento em inovação nos motiva mais, como empresário. E também motiva a equipe de engenharia da IACIT, que trabalha fortemente em desenvolver soluções inovadores para o Brasil e para outros países também”, Segundo Luiz Teixeira, presidente da IACIT.


A inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 ocorreu durante a celebração dos 10 anos do Cemaden/MCTI. O evento contou com as presenças do Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, do Secretário de Empreendedorismo e Inovação/MCTI, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior, entre outras autoridades.

Osvaldo de Moraes, diretor do Cemaden, ressaltou a parceria com a IACIT como um marco na história do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e destacou a importância do Radar Meteorológico RMT 0200.

Ele falou sobre o trabalho realizado ao longo de uma década pela unidade, que adotou uma metodologia inovadora de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais, baseada em três eixos: mapeamento de áreas de risco, desenho de rede de monitoramento de áreas de risco e equipe multidisciplinar.

O Radar Meteorológico da IACIT vai contribuir muito com a nossa missão de salvar vidas. Ele cobre uma área de aproximadamente 400 quilômetros de raio, abrangendo regiões com grande densidade, onde há muitas áreas de risco”, disse Moraes.

O presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), Julio Shidara, também ressaltou o comprometimento da IACIT com a inovação e o desenvolvimento tecnológico e parabenizou a empresa.  “O novo radar fabricado pela IACIT é de extrema relevância e elevará a qualidade das previsões meteorológicas para a região metropolitana do Vale do Paraíba e para diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao fornecer informações mais precisas sobre condições severas de meteorologia, o RMT 0200 permitirá o reforço das ações de prevenção e segurança junto às comunidades. Parabenizamos a IACIT por mais essa merecida conquista", concluiu.

Após o lançamento do radar, o Ministro Pontes fez o lançamento da pedra fundamental da futura sede definitiva do Cemaden/MCTI. O Radar Meteorológico está instalado em uma área doada pela Prefeitura de São José dos Campos para construção da sede, ao lado do Parque Tecnológico do município.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações da IACIT e CEMADEN/MCTI

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger