quarta-feira, 14 de julho de 2021

Gripen Brasileiro realiza teste Water Spray no Brasil


A Saab conduziu com sucesso o teste Water Spray com o Gripen E, que atesta a capacidade do caça de operar em situações adversas. As atividades foram realizadas em junho, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (do inglês, Gripen Flight Test Centre - GFTC), nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Durante o exercício, a aeronave passou por uma pista inundada, em diferentes velocidades. Com isso, é possível identificar os efeitos da pulverização de água nos motores e outros sistemas do Gripen. Isso significa que não pode haver mau funcionamento, nem ingestão de quantidades perigosas de água durante o taxiamento do avião.

"A atividade correu bem e a aeronave teve o desempenho esperado. O Gripen E mostrou que é capaz de operar com segurança em situações como a de uma chuva forte, sem sofrer danos causados pelas cascatas de água empoçada na pista", contou Sven Larsson, head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da Saab.

O GFTC tem estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada, para que os engenheiros de voo deem todo o suporte necessário aos pilotos durante os ensaios. Essa é uma atividade realizada em parceria com a Embraer, cuja troca de experiências traz benefícios significativos para o Programa Gripen e também para Brasil e Suécia.

"Realizamos o teste na base da Embraer, em Gavião Peixoto, que conta com uma infraestrutura especial para montar uma "piscina" na pista e proporcionar essa experiência única. A oportunidade de unir as forças da empresa brasileira com a Saab aumenta significativamente a capacidade do Programa Gripen como um todo, uma vez que todos avanços que fazemos aqui servem para a campanha de testes dos caças brasileiros e suecos", reforçou Larsson.

Clique aqui e assista ao vídeo do teste Water Spray do Gripen.


Fonte: Publicis Consultants

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger