domingo, 4 de julho de 2021

C-130J cai durante pouso nas Filipinas - Ministério da Defesa Brasileiro emite Nota.


Uma das duas aeronaves C-130J Hércules recentemente adquiridas pela Força Aérea das Filipinas caiu neste domingo (4) no sul das Filipinas com 92 pessoas a bordo, incluindo oito tripulantes, segundo informe oficial, até o momento 50 sobreviventes foram resgatados, e pelo menos 29 mortes já foram confirmadas.

A aeronave, um dos dois exemplares do Lockheed C-130J "Hercules" ex-USAF adquiridos este ano via FMS (Foreign Military Sales), caiu enquanto tentava pousar na ilha Jolo, na província de Sulu, por volta do meio-dia deste domingo (hora local), as equipes de resgate estão no local, disse o secretário de Defesa Delfin Lorenzana em um comunicado.

Mais cedo, o general Cirilito Sobejana disse em coletiva que pelo menos 40 pessoas foram resgatadas dos destroços em chamas do Hércules.


“As equipes de resgate estão no local agora. Estamos orando para salvar mais vidas”, disse Sobejana“É muito lamentável. O avião errou a pista durante a aproximação e estava tentando recuperar a potência, mas falhou e caiu.”

Sobejana disse que a aeronave estava transportando tropas de Cagayan de Oro, na ilha de Mindanao, ao sul, quando "errou a pista" ao tentar pousar em Jolo. Muitos dos ocupantes haviam se formado recentemente no treinamento militar básico e estavam sendo enviados para a ilha como parte de uma força conjunta que luta contra grupos armados nesta região de maioria muçulmana.

O Exército Filipino tem uma forte presença no sul do país, onde grupos como Abu Sayyaf operam, muitas vezes realizando sequestros em troca de resgate.

O C-130 tentou “recuperar potência, mas não conseguiu”, disse Sobejana à mídia local, descrevendo o acidente como “muito lamentável”.

Segundo correspondente da Al-Jazeera, vários helicópteros foram enviados para o local, onde realizaram evacuação aeromédica (EVAM) dos feridos para um hospital próximo. A região onde aconteceu o acidente é o onde está uma das maiores bases militares das Filipinas .

Os "Hércules" nas Filipinas são a espinha dorsal da logística da Força Aérea Filipina, usados ​​para transportar tropas e suprimentos. Eles também são frequentemente destacados para prestar assistência humanitária e socorro em desastres.


As fotos iniciais divulgadas pelos militares mostraram a seção da cauda da aeronave. As outras seções da aeronave foram queimadas ou estão em pedaços na clareira aberta pelo "Hércules" cercada por coqueiros. Soldados e socorristas são vistos entrando e saindo do local do acidente com macas envoltos em fumaça.

Um porta-voz militar, o coronel Edgard Arevalo, disse não haver indícios de qualquer ataque contra aeronave, as investigações do acidente ainda não haviam sido iniciadas e os esforços estavam concentrados no resgate e no tratamento das vítimas.

O acidente ocorre na sequência da queda de um helicóptero S-70I Black Hawk, que caiu no mês passado perto da área de treinamento de Crow Valley, ao norte de Manila, durante um voo de qualificação em operações noturnas, resultando na morte dos seis militares a bordo. Após o ocorrido toda frota de S-70I foi groundeada até que seja emitido relatório pela comissão que investiga o acidente.

O Ministro da Defesa do Brasil, Walter Souza Braga Netto, emitiu uma nota oficial de pesar, prestando sentimentos as Forças Filipinas e familiares das vítimas do acidente. Confira abaixo a nota:


NOTA DE PESAR


Brasília (DF), 4 de julho de 2021.

É com tristeza e pesar que tomei conhecimento que a aeronave militar filipina sofreu grave acidente na tentativa de pousar na Ilha de Joló, na província de Sulu, deixando dezenas de militares mortos e feridos.

Como Ministro da Defesa do Brasil, presto as minhas condolências às Forças Armadas Filipinas pela inestimável perda e, em especial, aos familiares e amigos dos militares vitimados no cumprimento do dever.


Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa



GBN Defense - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger