terça-feira, 31 de agosto de 2010

R.Unido e França podem compartilhar porta-aviões


Reino Unido e França estão dispostos a compartilhar o uso de seus porta-aviões como parte de um acordo de cooperação destinado a manter o poder militar e reduzir custos, informa a edição desta terça-feira do jornal "The Times".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, esperam divulgar o conteúdo desta proposta em uma cúpula que realizarão em novembro, segundo o jornal, que não especifica o local da reunião.

Através deste acordo, Londres e Paris trabalharão juntos para proteger os interesses dos dois países.

No entanto, um porta-voz do Ministério britânico de Defesa disse nesta terça que a informação publicada pelo "Times" é apenas especulação.

O plano, que pode entrar em vigor assim que for feito o anúncio oficial, permitirá que pelo menos uma de três embarcações - uma francesa e duas britânicas - esteja o tempo todo nas tarefas de vigilância.

Ainda de acordo com o jornal, atualmente há períodos em que os dois porta-aviões britânicos, o "HMS Ark Royal" e o "HMS Illustrious", estão atracados.

Este acordo é divulgado em um momento em que as forças armadas do Reino Unido enfrentam um período de cortes de despesas.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Liam Fox, deve se reunir nesta sexta em Paris com seu colega francês, Hervé Morin.

Segundo o artigo do "The Times", há conversas para considerar um protocolo que faz referência a casos em que os interesses britânicos - como as ilhas Malvinas, pela reivindicação de soberania da Argentina - possam ser ameaçados caso os franceses estejam a cargo das tarefas de vigilância no mar.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger