domingo, 22 de agosto de 2010

EUA descartam risco de proliferação nuclear por usina do Irã


Os Estados Unidos não veem um "risco de proliferação" com a primeira central nuclear iraniana construída por engenheiros russos em Busher (sul do Irã), segundo o Departamento de Estado americano.

A usina iniciou suas operações de carga de combustíveis do reator neste sábado (21) de manhã.

"Reconhecemos que o reator de Busher é projetado para proporcionar energia nuclear civil e não a vemos como um risco de proliferação", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Darby Holladay.

Mas o reator, destinado a fins civis, mostra que o Irã não precisa de uma capacidade própria de enriquecimento de urânio se suas intenções são puramente pacíficas, completou o porta-voz.

O governo francês também havia feito neste sábado comentário semelhante a respeito da não necessidade de enriquecimento de urânio.

O que deve fazer o regime iraniano, tinha acrescentado o porta-voz francês, é "restabelecer a confiança da comunidade internacional, suspendendo essas atividades sensíveis", que violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A central de Bushehr, acrescenta, é um projeto de cooperação nuclear civil entre Rússia e Irã que se desenvolveu "sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica [AIEA]".

Segundo ele, o início das atividades prova também que as sanções que a comunidade internacional impôs ao Irã não buscam privar a República Islâmica de seu direito de desenvolver energia nuclear com fins pacíficos.

Tanto Irã quanto Rússia alegam que a usina de Bushehr se destina exclusivamente a gerar eletricidade e que suas instalações não podem ser utilizadas para fins militares.

INAUGURAÇÃO

O diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, e o chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, assistiram à cerimônia oficial de inauguração da planta, que conta com a aprovação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Salehi disse que este sábado é um dia "histórico" e "inesquecível" para o Irã, e agradeceu à Rússia por sua cooperação na construção da usina e na transferência de tecnologia nuclear, segundo as agências russas.

"Apesar de todas as pressões e sanções impostas pelos países ocidentais, somos testemunhas do início dos trabalhos do maior símbolo das atividades nucleares pacíficas iranianas", afirmou Salehi durante a cerimônia.

As 82 toneladas de combustível nuclear russo foram transportadas até a câmara do reator da central, que tem mil megawatts de potência.

"A partir de agora, o reator é uma usina nuclear", disse Kirienko.

Kirienko explicou que a central começará a gerar eletricidade antes do fim deste ano, vários meses antes do previsto inicialmente.

A companhia alemã Siemens começou as obras em 1974, mas teve que suspender o projeto após a explosão da revolução iraniana em 1979.

"O projeto de Bushehr é único e não tem análogos no mundo. As obras começaram em 1974. Os especialistas conseguiram construir uma central sobre alicerces antigos e com equipamentos utilizados pela companhia alemã há mais de 30 anos", disse.

A corporação russa AtomStroyExport retomou a construção após assinar um contrato com o Irã em fevereiro de 1998, mas desde então o projeto sofreu inúmeros atrasos, devido às suspeitas da comunidade internacional sobre a existência de um programa nuclear militar iraniano.

Perante as críticas dos Estados Unidos e Israel, a Rosatom insiste que as duas fases do ciclo nuclear da planta que podem ser utilizadas tanto com fins civis como militares acontecem em território russo.

Trata-se do enriquecimento de urânio e da reciclagem do combustível nuclear utilizado para o funcionamento da central.

A parte iraniana deu garantias escritas adicionais de que o combustível será empregado exclusivamente na central para a geração de eletricidade.

Além disso, Moscou e Teerã assinaram no início de 2005 um protocolo adicional sobre a devolução à Rússia do combustível nuclear utilizado.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger