terça-feira, 31 de agosto de 2010

Colômbia descarta criar áreas desmilitarizadas para diálogos de paz com guerrilhas


O governo da Colômbia não vai dar o controle de zonas do país a grupos armados ilegais para criar áreas desmilitarizadas, em busca de avanços nos diálogos de paz, anunciou o ministro do Interior, Germán Vargas, nesta terça-feira.

O ministro esclareceu que o presidente Juan Manuel Santos mantém aberta a porta para uma negociação com as guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN), mas sem estabelecer zonas de onde a polícia e o Exército tenham de sair.

"O governo não quer fazer uso desses recursos, não haverá novamente zonas de desobstrução no território nacional. O governo mesmo renuncia a ter essa faculdade que não pensa utilizar", disse Vargas.

De acordo com a lei ao qual o governo renunciou, o ex-presidente Andrés Pastrana entregou às Farc o controle territorial de uma zona de 42 mil quilômetros quadrados, duas vezes o tamanho de El Salvador, que serviu de sede a uma negociação fracassada de paz entre 1999 e 2002.

REGIÃO DESMILITARIZADA

Além de servir de sede aos diálogos de paz, a guerrilha utilizou a região para esconder sequestrados, proteger seus líderes, traficar armas e drogas, assim como para escapar de operações militares após ataques cometidos nas imediações do enclave rebelde, segundo fontes de segurança.

O ex-presidente Alvaro Uribe também utilizou a norma para estabelecer uma zona na qual se concentraram, no norte do país, os líderes máximos paramilitares em meio a uma questionada negociação que permitiu que 31 mil combatentes desses grupos armados ilegais depusessem suas armas.

"É uma mensagem para que qualquer diálogo eventual não esteja condicionado a desocupar zonas do território nacional. O governo não renuncia a progredir com os diálogos, mas não sob a premissa de que se desocupe uma parte do território nacional", assegurou o ministro do Interior.

"Os grupos armados ilegais devem entender que, não existindo esse recurso, não será passível de negociação a desobstrução de nenhuma área do território nacional", explicou.

PASSADO

No passado, as Farc exigiram que o governo retirasse as Forças Militares e a polícia de um Departamento (Estado) no sul do país como condição para um diálogo de paz.

Posteriormente, solicitaram a retirada das Forças Armadas de uma extensa zona montanhosa do sudoeste da Colômbia a fim de criar uma área de segurança na qual seus representantes e os do governo se reunissem para negociar um acordo de intercâmbio de reféns.

Mas o ex-presidente Uribe, que governou entre 2002 e 2010, se negou a cumprir as exigências das Farc, consideradas uma organização terrorista pelos EUA e pela União Europeia.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger