terça-feira, 17 de agosto de 2010

Guerrilheiros explodem oleoduto na Colômbia e geram vazamento de petróleo


Um grupo guerrilheiro colombiano dinamitou o Oleoduto Transandino (OTA) na altura do município de Córdoba, no departamento de Nariño, sudoeste da Colômbia, o que gerou um vazamento de petróleo em dois rios da região, informou hoje a Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol).

O ataque de um suposto grupo insurgente aconteceu na madrugada de domingo e a mancha de petróleo gerada contaminou vários afluentes dos rios.

A explosão gerou um incêndio e o derramamento poluiu os rios Sucio e Guamuez. Uma equipe especializada da Ecopetrol lançou boias na água para evitar que a mancha continue afetando outros rios, como o Putumayo.

No entanto, os técnicos da companhia petrolífera colombiana não puderam chegar até a zona para conter a emergência ambiental por causa da segurança, pois os guerrilheiros que atacaram o oleoduto permanecem no lugar.

Além disso, pediram que os moradores dos municípios vizinhos não consumam águas dos rios e rejeitaram o ataque terrorista.

O oleoduto, de pouco mais de 305 quilômetros de longitude, transporta diariamente 25 mil barris de petróleo extraídos de jazidas na região vizinha do Putumayo com destino ao porto de Tumaco.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger