terça-feira, 31 de agosto de 2010

Obama: EUA pagaram preço alto para garantir futuro do Iraque


O presidente americano, Barack Obama, dirá que os Estados Unidos "arcaram com suas responsabilidades" no Iraque e pagaram um "preço alto" para controlar a violência e deixar o futuro daquele país nas mãos de seu povo, segundo trechos do discurso que fará nesta terça-feira.

"Concluir a guerra não é apenas do interesse do Iraque, mas também do nosso interesse. Os Estados Unidos pagaram um preço alto para colocar o futuro do Iraque nas mãos de seu povo", dirá Obama, no anúncio oficial do fim das missões de combate naquele país.

"Nesse memorável capítulo da história dos Estados Unidos e do Iraque, nós arcamos com nossas responsabilidades. Agora, é hora de virar a página", afirmou Obama em trechos do discurso divulgado com antecedência pela Casa Branca e que será feito às 21h00 de Brasília.

Mais de 4.400 soldados americanos foram mortos no Iraque e mais de 34.000, feridos na guerra desde a invasão de março de 2003, que tinha como objetivo tirar o ditador Saddam Hussein do poder, em uma operação militar que custou centenas de bilhões de dólares.

"Nós enviamos nossos homens e mulheres para enormes sacrifícios no Iraque e gastamos vastos recursos no exterior em um período de orçamentos apertados em casa", disse Obama, que aproveitou para capitalizar a raiva da população contra o conflito durante as eleições em 2008.

"Nesta noite, anuncio que a missão americana de combate no Iraque acabou. A operação Iraqi Freedom terminou, e os iraquianos agora serão responsáveis pela segurança do país", completou Obama.

Menos de 50.000 soldados americanos permanecem no Iraque, sendo que 100.000 deixaram o país, invadido em 2003 pelo predecessor de Obama, o ex-presidente George W. Bush.

"Nós fechamos ou transferimos centenas de bases para os iraquianos. E retiramos milhões de equipamentos do Iraque", disse Obama, de acordo com os trechos do discurso.

"Nossa tarefa mais urgente é, hoje, restabelecer a economia e por para trabalhar milhões de americanos que perderam seus empregos".

"Nos próximos dias, esta deve ser nossa missão central como povo, e minha responsabilidade central como presidente".

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger