sábado, 21 de agosto de 2010

Irã diz que continuará a enriquecer urânio para usina


O Irã afirmou ontem que continuará com seu controverso programa de enriquecimento de urânio com a finalidade de fornecer combustível para a usina nuclear de Bushehr, construída pela Rússia. A usina começará a funcionar neste fim de semana. "O enriquecimento para a produção de combustível para a usina de Bushehr e outras usinas irá continuar", afirmou o chefe do programa nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, segundo a agência estatal Irna.

A primeira usina nuclear do Irã, na cidade portuária de Bushehr, no sul do país, será inaugurada neste sábado. A Rússia construiu as instalações e também fornece o combustível. Salehi disse, porém, que seu país pretende começar a produzir urânio enriquecido, pois o Irã pode não estar sempre em condições de comprar esse material da Rússia. "A usina de Bushehr tem uma vida útil de 60 anos e nós pretendemos usá-la para 40 anos. Suponha-se que compremos combustível durante dez anos da Rússia. O que faremos nos 30 ou 50 anos seguintes?", avaliou ele.

O especialista disse que o contrato com Moscou não estipula que Teerã sempre comprará combustível russo. O memorando, porém, prevê que a Rússia suprirá a demanda iraniana. A usina nuclear deve começar a funcionar após um atraso de mais de três décadas.

Em um texto separado, a agência Irna citou Ali Asghar Soltanieh, o enviado iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), afirmando que a inauguração da usina representa "o domínio (do Irã) sobre o ciclo do combustível nuclear".

A usina de Bushehr não está diretamente sob sanções das Nações Unidas, mas Teerã já sofreu quatro rodadas de sanções no Conselho de Segurança por se recusar a interromper o programa de enriquecimento de urânio. Esse processo pode ser usado tanto para fins pacíficos quanto para a produção de bombas. Teerã nega qualquer intenção de produzir armas nucleares, mas os membros do Conselho de Segurança suspeitam que o país mantenha um programa secreto para buscar essas armas. A última rodada de sanções no conselho da ONU contra o Irã foi imposta em 9 de junho.


Ataque preventivo

Os Estados Unidos convenceram Israel de que o Irã levariam um ano ou mais para obter uma arma nuclear, o que teria diminuído as chances de um ataque preventivo dos israelenses contra instalações nucleares do país persa, afirmou o jornal The New York Times no fim da quinta-feira. A informação foi fornecida por um alto conselheiro do presidente Barack Obama para assuntos nucleares, Gary Samore, no site do jornal. Samore disse que o Irã deve levar no mínimo um ano para possuir uma arma nuclear.

No passado, Israel já deu a entender que pode atacar instalações nucleares do Irã. Segundo os israelenses, caso os iranianos construam uma bomba, isso representaria uma ameaça direta a seu território. Israel acredita que o Irã leve apenas alguns meses para conseguir essa bomba.

O ministro de Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou nesta sexta-feira que o país testou um míssil terra-terra, chamado Qiam. O ministro não informou o local do teste, que teve imagens divulgadas pela televisão estatal.

Fonte: Estadão
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger