quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EUA não consideram investimentos da China na América Latina uma ameaça


O governo dos Estados Unidos não considera os investimentos da China na América Latina uma ameaça a seus interesses, afirmou nesta quarta-feira em Pequim o secretário de Estado adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela.

"De nenhuma maneira é uma preocupação, de nenhuma maneira é uma ameaça", declarou Valenzuela, que faz uma visita de cinco días a China.

"O compromisso da China, o investimento e o comércio com os países do hemisfério ocidental ajudam a fortalecer as economias e a criar empregos nestes países", acrescentou.

Estados Unidos e China têm uma "coincidência de objetivos" na América Latina, segundo Valenzuela, para quem os dois países desejam aumentar o nível de vida, melhorar a estabilidade política e fortalecer a segurança na região.

Valenzuela participou em Pequim na quarta rodada de conversações sobre a América Latina dentro do Diálogo Econômico e Estratégico EUA-China.

A América Latina representa 40% do comércio global dos Estados Unidos e apenas 5% do comércio exterior da China, destacou Valenzuela.

No entanto, o comércio da China com a América Latina aumentou quase 10 vezes na última década em consequência das compras chinesas de matérias-primas e das importações latinoamericanas de produtos manufaturados.

Fonte: AFP
Share this article :

3 comentários:

  1. Um fato curioso:
    A China é o País que mais compra terras produtivas fora da China.
    O País que a China mais tem terras é o Brasil.
    Quase todas essas terras, estão nas mãos de empresas fantasmas.
    Tudo que é produzido nessas terras, vai para a China.

    E depois é o Tio San que é o Vilão da história....
    Sinceramente não sei se há alguma lei no pais sobre isso, mas me arrisco a dizer que não há!!


    Angelo, e Você acha que isso é um problema ou poderá se tornar um?? pois tem gente que acha que desde que pague impostos tá tudo ok.

    ResponderExcluir
  2. Prezados
    Deveria ter uma lei como na Inglaterra, onde ninguem é dono da terra e sim usuário. Isto da força ao Estado de ceder ou não e retirá-las quando lhe interessar
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Galileu meu amigo,

    Essa questão da posse de terras é preocupante sim, pois o Estado deveria sim possuir um verdadeiro controle sobre tais terras e grandes propriedades.

    Como citou nosso amigo Lucas, o modelo inglês é o mais interessante que há, e o Brasil corre um sério risco de em um futuro proximo sofrer problemas na região Norte.

    Lucas é muito bom ter novamente sua participação, um grande abraço meu grande amigo.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger