sábado, 28 de agosto de 2010

Americano libertado em Pyongyang após mediação de Carter chega aos EUA


Aijalon Mahli Gomes, o americano que foi libertado pela Coreia do Norte, chegou hoje a Boston em um avião no qual também viajava o ex-presidente Jimmy Carter, que conseguiu sua liberação em uma missão particular a Pyongyang.

Ao chegar ao aeroporto de Boston, após sete meses detido na Coreia do Norte por entrar ilegalmente no país, Gomes, com lágrimas nos olhos, abraços sua família e Carter.

O ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz de 2002 deixou Pyongyang nesta sexta-feira acompanhado de Gomes, que foi preso no dia 25 de janeiro e condenado em abril a oito anos de trabalhos forçados e a uma multa de US$ 600 mil por entrar ilegalmente na Coreia do Norte.

O Centro Carter, que ressaltou que a missão teve caráter privado e não foi respaldada pelo Governo dos Estados Unidos, indicou ontem à noite que, a pedido do ex-líder e por razões humanitárias, o líder norte-coreano, Kim Jong-il, concedeu anistia a Gomes.

O Governo dos EUA comemorou a libertação do americano e agradeceu as gestões do ex-presidente e o centro Carter.

"Apreciamos o esforço humanitário do ex-presidente Carter e cumprimentamos a decisão da Coreia do Norte de dar uma anistia especial a Gomes e lhe permitir retornar aos Estados Unidos" disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

A agência oficial norte-coreana KCNA assinalou que a libertação aconteceu por razões humanitárias e depois de Carter oferecer uma "desculpa" pela entrada ilegal desse cidadão no país.

Pyongyang reiterou, além disso, seu desejo de retomar as negociações para seu desarmamento nuclear.

Esta é a segunda vez em um ano que um ex-presidente americano viaja especificamente a Pyongyang para liberar um de seus cidadãos.

Em agosto de 2009, Bill Clinton conseguiu a libertação de duas jornalistas americanas que tinham sido presas na fronteira com a China e condenadas a 12 anos de trabalhos forçados.

Carter tem grande experiência em negociar com a Coreia do Norte, pois em 1994 visitou Pyongyang e conseguiu que o então líder norte-coreano Kim Il Sung se sentasse para negociar com os Estados Unidos em conversas de alto nível sem precedentes que levaram a um acordo de desarmamento nuclear.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger