sábado, 28 de agosto de 2010

O Futuro do FX Suiço


Embora apoiada por F/A-18C/D, o envelhecimento da frota de F-5 Tiger II da Swiss Air Force terá que carregar o fardo de policiamento e defesa da nação por um período muito maior do que o esperado. Durante uma conferência de imprensa na quarta-feira, o ministro da Defesa, Ueli Maurer, anunciou que a substituição parcial dos seus aviões sua frota de 54 F-5 terá de ser adiada devido a problemas no orçamento de defesa. Como conseqüência desta decisão, o processo de substituição durará, no máximo, até 2015, de acordo com o ministro da Defesa.

Os três concorrentes EADS (Eurofighter), a empresa francesa Dassault (Rafale) e a sueca Saab (Gripen) haviam previsto que uma decisão final da concorrência de bilhões de dólares seria feita dentro de semanas. No entanto, na quarta-feira, o Conselho Federal da Suíça (Bundesrat) decidiu, a pedido do Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esporte (VBS), adiar a seleção do futuro caça do país ", devido à situação financeira atual da Federação. "De acordo com o Departamento de Defesa, que irá trabalhar com o Departamento Federal de Finanças (FDF) para criar ao final de 2011, as exigências para a aquisição da aeronave, na segunda metade da década.

Em 2008, os três candidatos foram cuidadosamente avaliados em um processo abrangente. Todos os tipos de aeronaves concorrentes, cada um em uma configuração biplace, foi pilotado por um piloto suíço e um piloto dos respectivos fabricantes durante os voos de teste, somando 100 horas cada, realizando diversas missões, incluindo voos supersónicos e noite. Sendo um aspecto importante da aviação militar sobre o país dos Alpes, Laboratórios de Ensaios de Materiais e Pesquisa (APEM) realizaram medições de ruído em Emmen e Meiringen durante os vôos de teste.

Independentemente da aeronave de desempenho, a avaliação mostrou que o limite de crédito não seria suficiente. O ministro da Defesa, em seguida, afirmou que o custo real de substituir 22 F-5s atingiria cifras entre 2,7 e 3,4 Bilhões de Euros. Isto levou a decisão de suspender a concorrência com a possibilidade de ampliar ainda mais este adiamento. Em outubro de 2009, o Bundesrat anunciou que iria cumprir o calendário previsto para a substituição, tendo em conta a difícil situação financeira, o relatório relativo ao Departamento de Defesa de segurança e política, e há a iniciativa dos cidadãos contra a aquisição de novos aviões de combate.

No entanto, o ministro da Defesa Maurer, que assumiu o cargo 11 meses após o programa de reaparelhamento ter sido um ferozmente críticado, já solicitou ao Bundesrat o adiamento da adjudicação do contrato, posto em prática na quarta-feira. Apesar da avaliação financeira do Bundesrat, de finais de 2009, a recente decisão também foi feita à luz das lacunas de outros equipamentos das Forças Armadas Suíças que precisam ser fechados nos próximos anos. Maurer estima que a aquisição de novas aeronaves tornaria todas as outras grandes aquisições militares impossível para um período de cerca de oito anos.

No início deste ano, o Bundesrat aprovou o Programa de Armamento 2010, que inclui três programas para a aquisição de equipamento militar no valor de 362 Milhões de Euros. Como no caso da substituição F-5 (Alguns dos caças Tiger estiveram em serviço com a Swiss Air Force durante mais de 30 anos), o Departamento de Defesa exige esta injecção de dinheiro, entre outras razões, para reduzir os custos operacionais criado pelo envelhecimento dos sistemas por meio de "investimentos específicos em novos sistemas."

Embora as três empresas internacionais, que disputaram uma concorrência feroz neste importante contrato de defesa. A empresa suíça RUAG tem mantido e modernizado a frota de F-5 e caças F/A-18 por décadas e continuará a fazê-lo por um certo número de anos difíceis de prever. No entanto, o F-5 continuará a ser a espinha dorsal da Força Aérea Suíça, pelo menos, por mais cinco anos, se não mais. O Ministério assinalou que a frota de 33 F/A-18C/D iria atender aos requisitos atuais para tarefas de policiamento aéreo no espaço aéreo suíço.

Apesar da recente decisão do Bundesrat, a RUAG insistiu que não teria um impacto direto sobre o trabalho da empresa. Em um comunicado oficial, RUAG reconheceu que a empresa "é capaz de continuar a manter a frota Tiger, bem como o F/A-18, operacionais durante os próximos anos." De acordo com RUAG, a empresa mantém relações laborais superior com cada um dos concorrentes e coloca ênfase especial em ser o centro de competência e parceira de tecnologia para manutenção, reparo e modernização do atual, bem como as aeronaves do futuro, da Swiss Air Force.

Fonte: Defence & Professional tradução: Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger