terça-feira, 17 de agosto de 2010

Rússia abre comunicação marítima com a separatista a Abkházia


Rússia abriu hoje a comunicação marítima direta com a Abkházia a fim de facilitar a mudança de trabalhadores e turistas a essa região separatista georgiana às margens do Mar Negro.

O primeiro barco zarpou hoje do porto de Adler no balneário de Sochi com 59 passageiros a bordo, informou um porta-voz do Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB) da Rússia.

O FSB, que vigia a fronteira que separa a Abkházia do território georgiano administrado por Tbilisi, informou que a partir de hoje uma barco com capacidade para 150 passageiros enlaçará diariamente os dois territórios.

Atualmente, mais de 35 mil pessoas cruzam a cada dia por estrada a fronteira entre Rússia e a Abkházia, cuja independência, da mesma forma que a da Ossétia do Sul, foi reconhecida pelo Kremlin em agosto de 2008.

Rússia está muito interessada em investir na economia da Abkházia, com cujas autoridades assinou já, entre outros, acordos para o cabo de uma ferrovia e o traçado de estradas e gasodutos.

Recentemente, a maior petrolífera russa, a estatal Rosneft, anunciou que iniciará em breve os trabalhos de prospecção geológica para extrair petróleo e gás na plataforma continental da Abkházia.

As autoridades russas também veem à Abkházia como fonte de mão- de-obra e material de construção para as infraestruturas dos Jogos Olímpicos de Inverno que se celebrarão em Sochi em 2014.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, visitou o passado 8 de agosto a Abkházia com ocasião do segundo aniversário da guerra russo-georgiana pelo controle da Ossétia do Sul para expressar seu apoio à independência de ambas regiões.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger