sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Brasil e Equador concordam em agilizar negociações sobre eixo Manta-Manaus


O ministro de Exteriores Celso Amorim e o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, concordaram hoje em dar mais agilidade às negociações para a construção do chamado Eixo Multimodal Manta-Manaus, que unirá os dois países através da Amazônia.

Amorim recebeu Patiño hoje em Brasília e, segundo disseram aos jornalistas, decidiram convocar uma reunião técnica para "as próximas semanas" a fim de dar maior dinamismo às discussões para o desenvolvimento dessa interconexão.

O objetivo do projeto Manta-Manaus é a construção de infraestruturas para conectar o Equador e o Brasil pela Amazônia, através de estradas e vias fluviais e aéreas que, além disso, serviriam para criar pontes entre o Pacífico e o Atlântico.

O Equador também se propôs a promover o desenvolvimento do porto de Manta, no oceano Pacífico, e criar uma zona tributária especial na área, assim como fomentar a indústria a fim de fortalecer suas exportações.

Os ministros explicaram que, além disso, analisaram fórmulas para tratar de impulsionar e equilibrar o comércio bilateral, que entre os meses de janeiro e julho totalizou US$ 612 milhões, o que supôs um aumento de 70% com relação ao mesmo período de 2009, mas com um saldo credor do Brasil de quase US$ 580 milhões.

Além disso, Amorim e Patiño analisaram diversos assuntos regionais, como a situação da União de Nações Sul-americanas (Unasul) e o processo de construção da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A criação da Celac, que exclui os Estados Unidos e o Canadá, foi estipulada pelo Grupo do Rio na cúpula realizada em no México.

Com relação à Unasul, Amorim cumprimentou o Equador por sua gestão na Presidência rotativa do bloco, especialmente quando teve que lidar com "assuntos delicados", como as recorrentes crises entre a Venezuela e a Colômbia.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger