segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Afeganistão apreende 17 toneladas de explosivos procedentes do Paquistão


A polícia afegã apreendeu neste domingo no sul do país 17 toneladas de explosivos escondidos em recipientes de pintura procedentes do Paquistão.

O caminhão que transportava os explosivos foi parado em Spin Boldak, um posto na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. O veículo saíra de Quetta, no território paquistanês.

"Tínhamos informações que nos levaram à descoberta desta importante quantidade de explosivos", declarou o general Shafique Afzalli, comandante da polícia no sul do Afeganistão.

Os explosivos seriam utilizados para a confecção de bombas caseiras, a arma predileta dos talibãs. Estes explosivos, baratos e fáceis de dissimular, são a principal causa de morte entre os civis e as tropas internacionais.

Os serviços secretos paquistaneses (ISI) são acusados pelo Afeganistão de apoiar os talibãs, dando refúgio aos extremistas nas zonas tribais de fronteira, ou de organizar seus ataques para enfraquecer o governo afegão e defender os interesses paquistaneses.

O Paquistão, aliado do regime talibã em Cabul (1996-2001) antes de uma aliança com os Estados Unidos após a queda do governo extremista em 2001, sempre negou dar apoio aos insurgentes afegãos.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger