sábado, 27 de março de 2010

Europa precisa apoiar defesa para um desempenho global da Otan


A União Europeia precisa investir mais dinheiro e esforços em defesa, se quiser se tornar um ator global, disse o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Anders Fogh Rasmussen, neste sábado.

Rasmussen também alertou que os europeus não devem considerar a aliança com os EUA uma certeza absoluta.

Ao falar no Fórum de Bruxelas, ele disse que o tratado de reformas firmado em Lisboa, no ano passado pela União Europeia, fornece uma política de defesa e segurança mais forte para o grupo de 27 nações.

"Mas isso não passará de palavras ao vento, se não for acompanhado de contribuições concretas, quando precisamos de apoio militar efetivo", argumentou.

"Temos uma grande responsabilidade de mostrar um compromisso político, mas também é preciso investir nas capacitações necessárias", acrescentou, ao se referir à diminuição dos gastos europeus com defesa.

A ex-secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, que agora chefia um grupo de profissionais que está preparando a nova declaração de missão da Otan, comentou que o nível de aprovação pública da organização está no seu ponto mais baixo nos EUA. Rasmussen disse que os europeus precisam mostrar aos norte-americanos o valor da aliança.

"Nós [europeus] não devemos considerar esse relacionamento transatlântico como algo garantido", disse. "A melhor maneira de mostrar o valor da aliança é através de exemplos práticos, como a contribuição de aliados não-americanos às nossas operações no Afeganistão."

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger