quarta-feira, 6 de junho de 2018

"Operação Overlord": 74 anos do "Dia D"

Hoje é um dia marcado na história mundial, há 74 anos era iniciada a maior ofensiva da história da humanidade, o famoso "Dia D", a operação "Overlord" teve início no dia 6 de junho de 1944, marcando uma verdadeira mudança no maior conflito da história da humanidade, estamos falando do dia em que os Aliados mudaram os rumos da Segunda Guerra Mundial,o dia que em as forças Aliadas cruzaram o Canal da Mancha e desembarcaram nas praias da Normandia, dando início à libertação da Europa e pondo fim ao nazismo, que  durante a Segunda Guerra Mundial destruiu toda a Europa e ceifou a vida de milhões.

A grande ofensiva dos Aliados resultou na libertação de grande parte do território francês em cerca de três meses, a custo de muito sangue e atos de bravura. O sucesso da invasão Aliada foi um fator chave para a derrocada de Hitler e seus planos megalomaníacos. Após a consolidação da ação Aliada, foi iniciada uma verdadeira corrida rumo a Berlim. Onde do outro lado avançavam as forças soviéticas que igualmente massacravam os nazistas, seguiam também rumo a Berlim, onde iriam encontrar as forças Aliadas.

A "Operação Overlord", ou mais conhecido "Dia D", entrou para a história não apenas como o marco da mudança nos rumos do conflito, mas também como a maior operação anfíbia já realizada na história da humanidade, e um grande feito, tendo em vista as capacidades logísticas limitadas até então, onde fora realizado um imenso esforço de engenharia para construir e tornar possível a realização daquela operação.

Não foi uma tarefa simples, o "Dia D" deveria ter ocorrido no dia anterior, estava tudo planejado para que fosse executada na quinta-feira, dia 5 de junho. Centenas de navios já estavam prontos, quando, às 4h30min, as condições meteorológicas levaram ao adiamento da operação em 24 horas. A decisão de adiar a operação levantou muitas preocupações quanto ao sucesso, uma vez que esperavam pegar os alemães de surpresa, os Aliados viveram um momento de tensão, e quanto amis tempo passasse, menor a chance de sucesso.

Outro ponto que é importante ser levantado, os aliados teriam as condições ideais de desembarque até o dia 7, após esse dia as condições ideais para a operação não se repetiriam antes de 19 de junho. Ou seja, era um momento de grande apreensão, pois se perdessem a oportunidade o sigilo da operação também poderia ser perdido, e as tropas que estavam compondo a força de desembarque já estavam sob condição de stress.
Mas felizmente as condições climáticas mudaram, e a 1h:30min do dia 6 de junho, começava a operação, quando foram lançados milhares de paraquedistas sobre território inimigo afim de apoiar o inicio do desembarque que se iniciaria ás 6h:30min daquele histórico dia. 
Foram empregadas 6 mil embarcações de desembarque, navios e outros barcos que transportaram cerca de 153 mil soldados, 822 aeronaves lançaram tropas paraquedistas sobre a Normandia, outras 13 mil aeronaves foram mobilizadas para dar cobertura aérea e apoio aéreo à invasão. 

Apesar da resistência não ter sido considerada grande, as posições defensivas alemães causaram muitas baixas entre as forças Aliadas, mas não conseguiram impedir a tomada das cabeças de praia, logo os aliados desembarcavam seus milhares de homens e equipamentos nas praias denominadas Gold, Juno. Utah, Sword e Omaha. Esta última foi a operação de desembarque mais difícil enfrentada pelos aliados naquela ocasião, cerca de 2 mil homens foram perdidos.

A convergência de diversos acontecimentos levaram ao sucesso daquela operação, onde a partir dali os Aliados começaram a alcançar um bem sucedido avanço contra as forças nazista, até a chegada á Berlim e pondo fim ao sangrento conflito. A operação possibilitou que os aliados desembarcassem cerca de 850 mil homens e 150 mil veículos na Normandia e dessem inicio a seu avanço por toda a Europa.

Hoje o GBN News rende as justas homenagens a todos homens e mulheres que naqueles tempos lutaram e deram seu melhor, muitos dos quais deram a própria vida, para que hoje o mundo estivesse livre da ameaça representada pelo nazismo. A grande maioria destes heróis já não estão mais entre nós, mas cabe a nós lembrar dos seus feitos e dos motivos que os levaram a lutar, para que não venhamos a permitir volte a se repetir no futuro, lembrando aqui que o Brasil teve um papel muito importante no teatro europeu de operações, onde representados pela FEB, escrevemos com sangue e sacrifícios o nome dos heróis brasileiros nesse capítulo da história humana,embora aqui em nosso país não haja o justo reconhecimento dos feitos de nossos "pracinhas" e aviadores, rendemos as justas homenagens, Senta Pua!!!!



Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica, especialista em assuntos de defesa e segurança.



GBN News e "Canal Arte da Guerra" - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN News - GeoPolítica Brasil Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger