quarta-feira, 13 de junho de 2018

Astronauta alemão alerta do espaço para deterioração da Terra

O astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) Alexander Gerst, que chegou no último dia 8 à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), alertou nesta terça-feira (12) para a deterioração da atmosfera da Terra e assinalou que é possível ver do espaço o efeito do desmatamento de florestas.
Gerst deu uma entrevista coletiva da ISS para um grupo de jornalistas reunidos no centro de astronautas da ESA em Colônia, no oeste da Alemanha.
O astronauta, que assumirá o comando da Estação durante a segunda parte da missão Horizons, disse que "a mudança climática não é evidente, não é algo que pode ser visto com clareza da rua, ou que possa ser mostrado em uma foto".
"Não é que eu possa dizer que o ar é verde ao invés de azul, não é tão fácil, mas se não conseguirmos evitar a deterioração da atmosfera, será o fim da humanidade", comentou Gerst.
"Não temos um planeta B", frisou o astronauta alemão, ao acrescentar que, devido à fragilidade da atmosfera terrestre, "é nosso dever e nossa responsabilidade" preservar o sistema climático da Terra "para as próximas gerações".
O geofísico alemão vai testar formas de operar e trabalhar com robôs para desenvolver as técnicas necessárias e avançar na exploração humana e robótica do Sistema Solar, como o uso de rovers, como os que estão na superfície de Marte.
Gerst relatou que a viagem espacial de dois dias até a ISS não foi muito romântica, pois houve um problema técnico com um sensor do qual ele teve que se ocupar como copiloto e, por isso, não teve tempo de olhar pela janela.
A tripulação da missão Horizons, formada por Gerst, pelo cosmonauta russo Sergei Prokopyev, comandante da nave, e pela astronauta americana Serena Auñón-Chancellor, chegou na última sexta-feira à ISS depois de uma viagem de dois dias a bordo de uma nave Soyuz MS-09.
Com a sua chegada o número de ocupantes da Estação volta a ser de seis pessoas, pois já estavam no módulo o comandante da Expedição 56, o americano Drew Feustel, seu compatriota Ricky Arnold e o russo Oleg Artemyev.
Feustel, Arnold e Artemyev permanecerão a bordo da ISS até outubro, enquanto Auñón-Chancellor, Gerst e Prokopyev retornarão à Terra em dezembro.

Fonte: EFE/Agência Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger