sexta-feira, 8 de junho de 2018

MUSAL: O GBN News esteve no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos - RJ


Republic P-47D     Foto: A.Nicolaci - GBN News 
Na sequência de nossa visita ao Complexo Naval de Itaguaí, que você confere na matéria "PROSUB: Marinha apresenta os avanços do programa", aproveitamos nossa estadia na "Cidade Maravilhosa", para fazer uma visita em um dos lugares que são para mim de especial importância, quer seja pelo seu valor histórico, quer seja por seu acervo e principalmente pelas boas memórias que me trás. Visitamos o MUSAL!

Os entusiastas da aviação que nos acompanham no GBN News, sabem bem a emoção que se sente ao adentrar aquele lugar único no Brasil. Um verdadeiro mergulho na história da aviação brasileira e mesmo mundial, com importantes capítulos da história representados por belíssimas aeronaves e muitos objetos que lá se encontram.

Para quem ainda não conhece o Museu Aeroespacial, vale muito a pena conferir, este editor é sócio da AMAERO (Associação dos Amigos do Museu Aerospacial), e embora estaja um pouco afastado, principalmente devido ao fato de agora residir distante do MUSAL, sempre que possível busco me reencontrar com as "velhas águias" e amigos que lá estão. 

Prédio principal do MUSAL
O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976, tendo sido de grande importância sua criação afim de garantir a preservação e divulgação da história da aviação militar brasileiro, e em parte também de nossa indústria aerospacial, com grande acervo a cerca da EMBRAER, além de um vasto material aeronáutico e documentos históricos.

Foto com SH-3 Sikorsky SH-3 N-3029 ex-MB
O Museu esta situado no Campo dos Afonsos, o "Berço da Aviação Militar", e guarda muitas histórias, algumas das quais serão contadas aqui pelo GBN News em breve, pois estamos organizando um trabalho especial sobre a história militar brasileira, onde levaremos você conosco em visitas á museus e espaços culturais que nos contam muito de nossa história, além de matérias e artigos sobre momentos históricos e peças do acervo destes museus afim de enriquecer o nosso conhecimento e valorização da nossa nação e seus feitos, trazendo a tona o nome e a história de importantes nomes, que de fato são Heróis brasileiros. Algo que encaro como primordial ao nosso papel como mídia que busca a salvaguarda dos valores sociais, tendo por base o conhecimento e a cultura como um dos alicerces para a real mudança em nosso país.

Réplica do lendário 14Bis   Foto: A.Nicolaci - GBN News
Voltando à nossa visita ao Museu Aeroespacial, o maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil. Fica localizado no Campo dos Afonsos, em parte da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), contando com uma área de mais de 15 mil m² com exposições permanentes, de longa e de curta duração, além de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico. Com o recente fechamento do Parque de Manutenção dos Afonsos, onde eram realizados os trabalhos de manutenção e modernização dos "Bandeirantes" da FAB, há um enorme espaço ocioso na base que poderia ser usado para expansão do museu, conferindo mais espaço para o acervo e as oficinas de restauração. Mas, o Museu Aeroespacial enfrenta alguns desafios, principalmente pela a falta de um aporte financeiro condizente com suas necessidades, como a reforma que se faz necessária no telhado de seus hangares históricos, tendo sido danificado após uma forte tempestade no último mês de fevereiro, o que levou a exposição externa de grande parte do acervo de aeronave e a interdição de algumas salas. Nada que seja impossível de ser feito se alguma empresa com responsabilidade social resolver investir nesse precioso tesouro.

C-130 "Hercules" exposto no Musal Foto: A.Nicolaci - GBN News
Para quem estiver no Rio de Janeiro e resolver conhecer o MUSAL, ele fica na Avenida Marechal Fontenelle, 2000, no Campos dos Afonsos, e não é difícil chegar lá, com o acesso tendo sido facilitado com o advento do BRT e vias especiais inauguradas após as Olimpíadas do Rio, basta desembarcar na estação Sulacap do BRT Transolímpica. A entrada é gratuita, contando com estacionamento para os visitantes, que também é gratuito e fica dentro da área do museu. É possível fazer a visita de Terça à Domingo: de 9h às 16h. 

Confiram um pouco do que te aguarda lá no MUSAL através de algumas fotos que fiz durante essa última visita. Aproveitamos aqui para parabenizar o Brig do Ar (R/1) Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, atual diretor do MUSAL, pelo excelente trabalho que vem sendo feito por lá, e ao nosso amigo de longa data, Ivan Soares, responsável pela comunicação social do Musal.
Avro C-91 (HAWKER SIDDELEY 748) Foto: A.Nicolaci - GBN News


Foto: A.Nicolaci - GBN News
Foto: A.Nicolaci - GBN News

Cabine de comando e o interior da cabine de passageiros do "Avro" C-91






Embraer EMB-110 "Bandeirante" Foto: A.Nicolaci - GBN News


Dassault Mirage 2000C FAB Foto: A.Nicolaci - GBN News



Foto: A.Nicolaci - GBN News
O Mirage 2000C operou por um curto período na Força Aérea Brasileira, servindo como solução temporária para cobrir o vácuo deixado pela saída dos Mirage III












Mirage III (F-103 D-BR) - Esta aeronave foi pilotada em determinada ocasião pelo "mito" brasileiro da F1, Ayrton Senna da Silva, exposta no Musal







Foto: A.Nicolaci - GBN News




Dupla que durante as décadas de 70 e 80 representou o "estado da arte" na Força Aérea Brasileira, tendo os Mirage III operado no 1° Grupo de Defesa Aérea (1°GDA), tendo sido posteriormente substituidos pelos Mirage 2000C também aposentados, agora a FAB aguarda os F-39 Gripen E BR.



Os caças Northrop F-5E ainda operam, após extensa modernização passou a ser denominado F-5EM




























Fotos: Angelo Nicolaci - GBN News



Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica, especialista em assuntos de defesa e segurança.



GBN News - A informação começa aqui







Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger